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A ESCRAVIDÃO NA BÍBLIA.

Este texto e parte integrante  de um artigo maior postado neste blog: A TEOLOGIA PRESENTE NOS DISCURSOS DA IGREJA CATÓLICA       NO FIN...

07/07/2017

PROFETA JEREMIAS - NA ÉPOCA DE JEREMIAS

A ÉPOCA DE JEREMIAS.
uma analise da vida e obra do profeta Jeremias.
Por José Maria V. Rodrigues
8o. s. Bacharel em Teologia.

Transição ao período Babilônico: Naun, Habacuque e Sofonias.
O período que compreende da tomada de Samaria (722 a, C.) a queda de Jerusalém (586 a.C.) foi de grande  mudança nos poderes  mundiais.  Passados 90 anos os Assírios submeteu o Egito e alcançou o seu apogeu, mas em 612, Nínive foi conquistado pelos Babilônicos que já anteriormente havia deixado de ser vassalo  da Assíria  e pelos medos que agora aparecem em sena politica.
O profeta Naun foi que profetizou juízo sobre a cidade sanguinária (Na. 3:1), o seu livro transmite, do começo ao fim, um tom de alegria e de satisfação, porque Javé se revelou ao mundo como aquele que se vinga.  Naum é justamente um dos profetas que poderíamos imaginar como alguém que exerceu uma junção no âmbito do culto (p.612).  Sua mensagem se aproxima do gênero “oráculos sobre as nações”.  Naum dentro das tradições proféticas é aquele que profere palavras de ameaça contra os inimigos do povo de Deus. Quanto ao fato do profeta  não dirigir palavras contra o seu próprio povo é preciso lembra que a sua mensagem data provavelmente da época do rei Josias, mais precisamente no período  que se seguiu “a descobertas do livro da Lei” (2 Rs. 22:23). Portanto, num período de reforma e/ou  profeta considerava um período de conversão  que prometa muito. Um período festivo que passou rapidamente, pois em 609,  Josias foi morto.  O rei Nego, do Egito, apos vencer Josias, fez de Judá ficou sob  a dominação Egípcia. Em 605 os egípcios foram derrotados pelo rei Nabucodonosor. Com essa vitória os Babilônicos tornaram-se senhores, também da Palestina (2 Rs. 24:7),
A atividade do profeta Habacuque se deu entre 605 e 597. A primeira parte de sua profecia (Hab. 1:2-2.4) se configura um diálogo quase letárgico com Javé. Por duas vezes dirige uma queixa a Javé e por duas vezes Javé responde 4. A primeira vez se refere ao delito e violência; a Torá esfria e o perverso persegue o justo (Hab.2:2). A resposta de é mais juízo (Gav. 1:5-11). Agora serão os Caldeus. Deus ira dirigir a historia de forma mais enigmática ainda (p.613).
A segunda queixa do profeta Habacuque é que “o ímpio engole o justo” e cai na rede deles como peixes. A resposta deve ficar escrita porque se cumprira no futuro “o justo viverá pela sua própria fé” (Hab. 2-: 1-4). Exegeta tem aludido que em resumo a mensagem de Habacuque  não se limita a esta  frase, mas deve compreender a teofania do cap. 3, em que descreve o estranho quando de Javé que se levantam para combater as nações, em  particular, os ímpios.
Em Naum, comparando com ISAIAAAS, Miqueias e Oséias,  parece que o papel se inverte: o profeta é quem doma a iniciativa, insiste  e esta insatisfeita e Javé é o interrogado (p.614).
O autor afirma que as interrogações e resposta fazem “parte desde sempre da profissão de quem,  ao atuar na profecia, tendei-a mais para  cargo funcionário do culto” (614).  A resposta ao lamento de Habacuque  não seria uma forma de inauguração um foram  que inevitavelmente era uma forma original e autentica; mas que agora pretende conduzir a historia  de forma mais ríspida.
A mensagem de Sofonias é a vinda  eminente de Javé para o combate universal contra as nações  no dia de Javé; com uma diferença, que  frisa com muito maior rigor o juízo, a que simultaneamente será submetido  Jerusalém e para aqueles que se creem estar em segurança (Sof. 1:10-13).

JEREMIAS.
O chamado de Jeremias  em 627/626 a. C. numa época que acontecias grandes acontecimentos.
Os políticos mundiais, ameaças vindo do norte (Jer. 1:13s). Desde inicio das atividades proféticas essas ameaças/inimigos exerceram papel decisivo na profecia de Jeremias:
1)           Ameaças de invasão do norte;
2)           As numerosas angustias politicas  até a fim das profecias.

Os fatores.
Angustias politicas – historias das tradições.
Para o autor Jeremias, de família sacerdotal  - de Anate (Je. 3:26ss), segundo ele Je 31:15 afirma que a matriarca de Jeremias  era Raquel e não Lia.  Podemos afirmar que somente em benjamim, assim como em Efraím, se cultivam aquelas tradições  que são especificamente  israelitas, sobre  o Êxodo e  as Alianças  do Sinal que  precisamos   distinguir  das “tradições de Judá”.

Tribos           Matriarca                  profetas        Tradições
Efraim          Raquel                      Oséias           Êxodo           
Benjamim      Raquel                    Jeremias        Êxodo/Sinai/Aliança (p.640)        
Judá               Lia                          Isaías             Sião

São encontradas tradições do Êxodo, da Aliança até nos oráculos da salvação.
Aliança e tomada da terra e mais tarde em Jerusalém  teve que lidar com os reis e topar com as tradições sagradas de Davi.
Leva a sério e as utiliza algumas vezes nos oráculos, mas não  bancou grandes espaços  em comparação com as tradições Israelitas.
Com quem Jeremias  depende  o seu estilo? Para  o outros,  Jeremias esteve em contato com  os discípulos de Oséias  que ultrapassam  em  muitos  que os  profetas  tinham em comum. Seu legado literário  basicamente  o de  Oséias.
Um dos pressupostos – as angústias  politicas   tradições: Isaías, Miquéias e Amós seriam iguais.
Jeremias é completamente diferente, não temos uma frase que expresse essas diferenças (p. 616).  “
“Jeremias se utiliza com muito  maior liberdade o  discurso divino na primeira pessoa; põe longas queixas  na boca de Javé, e, por sua  vez,  eleva a própria voz para queixas extensas e prolixas”.

Poesia Lírica: pregação predominantemente pessoal.
“Todas as formas de profecias clássicas estão em um processo de dissolução em Jeremias” (p.617).
“coeficiente que se esconde por detrás dessas profundas transformações  formais, cujo efeito era tão explosivo que rompeu as formas existentes, necessárias de formas novas para poder exprimir satisfatoriamente”.
 Importa-se descobri  na profecia de Jeremias, cujos efeitos eram tão explosivo que rompeu as formas existentes,  necessitando de formas novas para poder exprimir-se satisfatoriamente.
Profecias Clássicas
Isaias + Oséias
Amós, Miqueias, Naún,  etc.
Jeremias.


FASE DA PREGAÇÃO.
1º.   Jr. 1-6: “a desgraça vem do norte”.   
Algo de arcaico (p.618) todo fracasso de Israel no âmbito do culto.
Jr. 2:1-13.  Tem a época  do primeiro amor e se defende no estilo de uma defesa – recordando os benefícios concedidos.  V. 5-7 “onde se viu um povo trocar de Deus?”  

Apostasia insensata.
Jr. 2:14-19,20-28. Israel abandonou seu Deus; a virgem não se esquece dos seus adornos, mas  o meu povo se esqueceu de mim.
Jr. 3.2- “ a terra foi profanada  pelo culto (a Baal)  que Javé  abomina”.
Inimigo vindo do norte  -  misterioso povo cavaleiro que vai visitar o povo ímpio culpado diante de Deus (p. 618).
Formando um conjunto de poema  que contem  apelos, gritos, convocações ao arrependimento, expressões ameaçadoras  continuam a culminância  nem  o objetivo  principal desses poemas.

“Ênfase emotiva que denuncia é o lamento  e sofrimento”.

Homem de Deus. (Jr. 4.19).
Lamento da  alma Jr. 4.23-26
Perspectiva de um ser humano  - “sentimentos de solidariedade com o povo  ameaçado”, mas  creem os pais ameaçado com o  qual  toparemos ainda mais abaixo (p. 619).
Discursos de advertência: “Jerusalém deve  purificar seu coração, então terá salvação” (Jr. 4.14).

2º.  PERÍODO DE REFORMA JOSIAS ( 621. A.C.) (JR. 22:15SS).
Discurso do templo (Jr. 7.1-15). O valor do lugar do culto  - liquidar o lugar de culto quando estes  desprezam os mandamentos de Javé,

Linha de profecia clássica  do sec. VIII.
Mudança decisiva.  Jr. 19.
 Mudança  e os aspectos, uma maneira nova de conceber a que é  uma profecia  (p.621).
Jr. 19:1-20 –  “Quebra um vazo e barro na presença de alguns homens” e disse que “da mesma maneira Javé iria despedaçar a cidade e o povo”.
Passur, chefe da policia  mandou bater em Jeremias  e prendê-lo  por uma note  no tronco (p.621).
Pregação da esperança: embora soubesse que a rejeição de Jerusalém era aparentemente definitiva, isso não o impedia  de falar como ainda tivesse uma esperança de arrependimento.
Estilo:  Jr. 18.1 ss.  “não posso proceder convosco como faz esse oleiro?.”
Uma pergunta que deixa um apelo à conversão.

As nações: “seus oráculos quase que descrevem um juízo do mundo”.
Jr. 46:7ss; 48; 1ss. 7,14. 42; 49:4; não perde em nada de seus predecessores (p.623).
 Quanto a audácias de suas interpretações,
 como o elemento poético produziu impulso impressionante” (p.624).
Jr. 18:8-20: “este texto não pode ser classificado sob nenhum gênero literário”.
Presente: ao lado desses textos há aqueles que falam exclusivamente do pressente que é caracterizado pelo profeta.

3º.  AQUELES TEXTOS QUE CONTEM “QUEIXAS”.
Diálogos – chamados “Confissões de Jeremias” – não são discursos divinos dirigidos aos seres humanos.
Dialogo do coração  consigo mesmo e com Deus (p. 624)
Todos os “atos essências é o coração de Jeremias” (p.624).  Em que medida isso é pregação profética?

Poesia lírica livre;
Entregou-se ao elemento poético;
Pai da oração livre e pessoal;
Monólogo  com Javé  e “Confissões de Jeremias”.
Canto Jr. 11:18-23
Oração Jr 15:15-18
“Pode ser que Jeremias tenha perdido algo da substância  da profecia à medida que se entregou à poesia”.  (p.624).

Jr. 11:13-23 – queixas + pedidos – canto.  Aproxima-se da forma tradicional cúltica.
Jr. 15:15-18 -  oração + queixas  e resposta de Deus; que corresponde ao habitual  da liturgia -  pois “Deus responde a oração de lamento  por um oraculo de salvação”.
-Javé responde com uma repreensão. Javé faz Jeremias reconhecer o seu pecado  conta a sua  profissão (p. 625).
Jr. 12:1-5 -   dialogo  de perguntas e respostas. Na primeira frase joga fora seus trunfos  - Javé acaba ficando com a razão. 
“As confissões de Jeremias são as partes centrais  de interpretações do livro de Jeremias que marou época entre Javé e sue profeta” (p.627).
“Cada  um desses textos narram um experiência particular; também as áreas que foram feitas as experiências são diferentes”.
“Atestam um lado sombrio  que o profeta não conseguia superar” -  representa a nação de Israel com o seu Deus.
Estas confissões se originam  de situações  proféticas de Jeremias envolvendo sua vocação  para o serviço especifica e uma relação  particularmente intima com Javé (p. 628).
CIRCUNSTANCIAS: “para Jeremias o ser humano e a missão  profética se dissociavam, surgem graves tensões que ameaçam toda  a sua profissão de profeta”.
“Era muito revelador, resistia obstinadamente  a golpes  do destino,  que jamais outro profeta fez. Mas na mesma medida precisava ser reconfirmado por Deus em sua vocação”(p.629).

Jer. 37-45:  Narrativas de Baruque. O objeto da narrativa é o próprio evento dramático, 110 qual o profeta se encontrava e que cada dia se voltava com maior perigo contra ele.

A base da pregação de Jeremias está inserida e vive nas tradições do Êxodo e do Sinai,  tanto a sua retrospectiva (Jr.2) como  sua visão profética de futuro (Jr. 31: 31ss).  Não fica de fora a tradição messiânica de Davi (Jr. 23:5-6)


Promessas: “
“Porque eu estou bem consciente, de que tipo são os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz Javé; são pensamentos de salvação e não de desgraça, para dar-vos futuro e esperança (Jr 29.11)”.

O ungido.
O ungido, filho de Davi – Jr. 23:5ss.   Davi que retorna - Jr. 30:9s
“O seu governante vai proceder dele; vou permitir que se aproxime de mim, que se poste diante de mim; pois quem arriscaria a sua vida para aproximar-se de mim? diz o Senhor” (Jr 30.21).
“Aproxime” – privilegio especifico da corte (Sal. 110:1) -  amigo do trono.
“O que Jeremias quer dizer é que o ungido está em contato imediato com Javé e tem acesso às deliberações mais secretas do rei do universo”. (p. 641),


Reflexão: qual o preço a pagar desse acesso a Deus, pois ninguém viu a Deus e permaneceu vivo.

FONTE BIBLIOGRAFICA:
RAD, G. VON. Teologia do Antigo Testamento. São Paulo: ASTE/TARGUMIN,  2006. p. 611-642; p. 660-665


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