ESTUDO RÁPIDO E
DINMICO SOBRE O LIVRO DE DANIEL
Por José Maria V. Rodrigues
1. Quem
era Daniel?
Possivelmente Daniel era descendente da
família real de Judá ou pelo menos de algum
nobre (1:33). Foi levando ainda
jovem (entre 12 e 16 anos), juntamente com seus amigos (Hananias, Mizael e
Azarias), como prisioneiro para a Babilônia; na primeira deportação em 605 a. C. quando Nabucodonosor invadiu o reino de Judá
no 4º. Ano do reinado de Jeoiaquim. Na Babilônia receberam tratamento especial:
alimentação, treinamento e estudos na língua e escrita dos Caldeus. Se se
recusou a comer das iguarias da mesa do rei, preferindo uma diéta de legumes e
frutas. Recebeu nome caldeu (Beltessasar, príncipe de Baal) e serviu na como
cortesão na corte real.
Destacou-se desde muito cedo em
sabedoria e obediência à lei Mosaica
(Dn. 1:8-16). Interpretou o sonho do rei Nabucodonosor e
ocupou posição de destaque no governo por quase todo o período que ali viveu.
Entre eles governador da província da Babilônia e inspetor chefe da casta
sacerdotal ( 2:48). Recebeu inúmeras revelações
em sonhos e visões a respeito do futuro da humanidade, dos reinos
políticos e do Messias. Portanto, Daniel
foi um profeta escatológico do Antigo Testamento. Sua sabedoria, seu amor e lealdade resplandece por toda a narrativa do livro.
Daniel teve o privilegio de ver um remanescente voltar a terra santa (Dn
10:12). Recebeu revelações no terceiro
ano de Ciro I (542 a. C. aprox.) que
estão narrados nos cap. 11 e12.
2. Data
e composição
Daniel
viveu durante o reinado de Nabucodonosor da Babilônia (609 a.C.), passando por
Belsasar, Dario, o medo, até Ciro I, o persa quanto em 539 a.C.
conquistou a Babilonia. Segundo a NVI de Estudo a data provável do livro é 530 a.
C. logo depois da conquista persa. A
data tardia (sec.II a. C.) para a composição do livro de Daniel defendidas por
muitos são amplamente contestadas, principalmente a partir da analise de
pergaminhos do Livro de Daniel encontrado no Mar Morto.
“O
livro é composto por narrativas históricas (cap. 1-6) e de material
apocalíptico, revelacional (cap. 7-12). Este considerado profético, simbólico e
visionário.” ,
3. Contexto
histórico
As narrativas do livro de Daniel
acontece no período em que os judeus, inclusive Daniel, estavam no cativeiro babilônico (605 – 520 a.
C. aprox..). Daniel desde sua juventude
serviu à corte babilônica e se despontou como vidente e estadista. Sua
sabedoria e fidelidade à Lei Mosaica são amplamente explorada e evidenciada no
livro. Daniel serviu às corte de
Nabucodonosor, Belsasar, Dario (o persa) e Ciro I. Isto é cerca de 30 anos.
4. Qual
a proposta e mensagem do livro?
A proposta teológica é a soberania de
Deus: “O Deus altíssimo domina sobre os reinos dos homens” (Dan. 5:21). As
visões sempre mostra Deus triunfando (7:11,26,27;8.25;9.27;11.45;12.13)
5. Quais
dos impérios são representados na estatua do sono de Nabucodonosor:
ü Cabeça
de ouro: império Babilônico.
ü Peito
e braços de prata: Império medo-persa.
ü Quadril
de bronze: Império grego.
ü Pernas
de ferro: Império Romano.
ü Pés
de ferro e barro: período da nações.
6. Discorra
sobre a visão escatologica das setenta semana de Daniel em Dn. 9:24-27.
INICIO:
“para restaurar e edificar Jerusalém” (v.25,26). Em 545 a.C. por Artaxerxes I,
no vigésimo ano do seu reinado (Ne.2;1
ver quadro p. 745 NVI Estudo ).
v.25,26:
7 semanas = 49 anos para restaurar e edificar Jerusalem; 62 semanas = 434 anos desde o termino da
reedificação de Jerusalém ate o Messias ser morto.
69
semanas = 483 anos desde a ordem para reedificar Jerusalém até a morte e
ressurreição de Cristo.
A
maioria sustenta a teoria de que após a 69º. Semana a historia de Israel teve
uma interrupção e falta a ultima semana, a 70ª.
Que ocorrerá nos últimos dias. Outros já afirmam que se trata do período após
a ressurreição até a destruição do Templo no ano 70 pelo general Tito.
Objetivos;
1) Acabar
com a transgressão através da missão do Messias; 02)- Por um fim no pecado; 3)- Efetuar a reconciliação; 4)-Trazer a retidão eterna; 5)-Selar a visão profética; 6)- Ungir o mais
santo, o Messias. (CHAMPLIN, vol. 06, p.191).
7.
Qual a
visão que o livro apresenta sobre o ungido?
Essa visão ocorreu no 3º. Ano do reinado
de Ciro, isto é aprox.. 542 a.C.
Estava ele na região do rio Tigre ao
norte da Assiria. A visão que Daniel teve é o Cristo excelente, a centralidade da Economia de Deus.
“Linho fino”: vestes sacerdotais –
Cristo é sacerdote eterno que cuida do seu povo.
“Cingido nos ombros com ouro”: Cristo é
rei para governar sobre tudo;
“O corpo era como berilo”: denota
preciosidade e a dignidade de Cristo para o apreço das pessoas.
“Seu rosto como relâmpago”: denota seu
resplendor para resplandecer sobre as pessoas.
“Seus olhos como chama de fogo”: diante
de Cristo todas as coisas estão visíveis, e serve para nos iluminar. Todas as coisas negativas,
uma vez expostas, são queimadas por esse fogo.
“Seus pés e braços como bronze polido”: o bronze passa pela prova do fogo, pelo
refino do fogo. O Senhor Jesus passou pela prova de Deus e por isso pode
julgar. O bronze denota julgamento. Mãos que
tanto levanta e pés que esmagam.
“Voz
como de muitas aguas”: voz que tanto consola como julga.
Em suma:
AQUELE QUE SUPRE E QUE JULGA.
8.
Quais impérios são representados no bode e no
carneiro?
O bode:
O carneiro
ops! desculpe-me falta terminar.
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