COMPARTILHAR

DESTAQUE

A ESCRAVIDÃO NA BÍBLIA.

Este texto e parte integrante  de um artigo maior postado neste blog: A TEOLOGIA PRESENTE NOS DISCURSOS DA IGREJA CATÓLICA       NO FIN...

11/01/2015

VIDA COMPLETA

 Texto: Jo. 10:7-10
Vida é o conjunto de atos e das situações do ser vivo, desde o nascimento até a morte”.
“Vida abundante” = vida completa, v10> Uma vida que você nunca teve e que nunca experimentou.
Idéias erradas a respeito de vida abundante: obter riquezas, ausência de doenças; ausência de problemas; vitórias a todo instante; prevalecer sobre as pessoas que supostamente são teus inimigos, etc.


Jesus estava usando uma linguagem espiritual para um público muito religioso que pensava dessa forma, mas que não possuíam de fato a Vida verdadeira que vem de Deus e que pode realmente sustentar o crente até a vinda de Cristo.


O que é ter vida abundante?
1)- É ser salvo:
2)- Estar em segurança;
3)- É ter satisfação;


1)- É SER SALVO:  < da Sua (Deus) própria ira: A ira de Deus é o desprezo do Senhorr por aqueles que vivem por suas “próprias forças”(física, moral e mental)  e vivem “nos seus próprios desejos” (Ef. 2:1-3).
João 3:16 – “Porque Deus amou o mundo... para que todo aquele que Nele crê não pereça (i.e: sobra sua ira), mas tenha vida eterna”(grifo meu).    
 Ser salvo é ter vida eterna. E o que é vida eterna?
·  “CONHECER ao Pai e a Jesus Cristo”, Jo. 17:3;  
O que é conhecer?
ü      CONHECER O PAI ↔ RELACIONAMENTO E UNIÃO COM O PAI COMO ÚNICO DEUS;
ü      CONHECER A JESUS CRISTO ↔ COMO SALVADOR E SENHOR;
 .  Deus deseja que nossa união com o Pai seja estável, duradoura e intima;  igual à Dele com seu Filho Jesus. 
  • Conhecer o PAI: Relacionamento que vem de nossa união com Cristo.

Jo. 17:18, 21 – Jo 15:4, 5.  Assim como Jesus era “um” com Pai, Jesus deseja que estejamos unidos com Ele para sermos sua habitação. Como o ramo está ligado à videira e gera  fruto,  sem Jesus não poderemos realizar nada. 
  • Conhecer a Jesus Cristo: É apropriar-se de Jesus como alimento dado por Deus:

João 6:35, 51-58 - “Pão da vida”: pode ser traduzido como: pão vivente e/ou pão vivificante, ou seja, “pão que dá vida e/ou trás a vida”.  Comer sua carne (v51) é apropriar-se de Jesus como seu sustento para a vida diária. Jesus é alimento para as nações!!
1)- “come minha carne” < para saciar a fome >Como? Vindo até Jesus. “Vir”    (v35)
2)- “bebe meu sangue”   < para matar a sede  >Como? Crendo em Jesus.“Crer” (v35)


Comentário:
V51- “Eu sou o pão... o pão é minha carne que eu darei pela vida do mundo”. Esta falando da crucificação: CRUZ/ CORPO COMO SACRIFICIO para perdão dos pecados e pacificação da ira de Deus.
V52- “Se não comerem e não beberem não terá vida em vocês”.  Se a pessoa não se apropriar pela fé do sacrifício da cruz designado por Deus não terão vida verdadeira. Apropriar-se como? A pessoa precisa reconhecer que é incapaz de agradar a Deus pela suas forças  e que é pecadora e aceita arrependida a salvação proporcionada por Deus. Confessa e deixa seus pecados, morrendo juntamente com Cristo na cruz; e,  receber o Senhor Jesus como Salvador e Senhor de sua vida para viver em comunhão continua e diária com Deus de agora em diante. Assim como Cristo e o Pai.
V54- “quem come... bebe, eu o ressuscitarei no ultimo dia”. Só então a pessoa terá vida na eternidade.
V56 – “Quem come... bebe permanece em mim e eu nele”. I.e: será sua habitação e morada.
V58- “Este é o verdadeiro pão que desceu do céu”. O verdadeiro alimento dado por Deus que traz vida abundante é Cristo crucificado, o qual nos devemos nos apropriar como alimento diário em oração e estudo da Palavra.


2)-  ESTAR EM SEGURANÇA:  1 Pe. 1:3 – “esperança viva”. A pessoa sem salvação está constantemente com medo, mas os salvos, Satanás não pode tocá-lo se Deus não permitir. O salvo tem uma “esperança viva” que vem de Deus através do RELACIONAMENTO que tem com o Senhor.


3)- TER SATISFAÇAO: em ter a Cristo. Col. 3:1-4 – interesse pelas coisas celestiais. V4- a verdadeira vida é Cristo. “Quem tem o filho tem a Vida quem não tem o filho não atem a Vida.” (Jo. 3:18), ou seja, a satisfação não se baseia naquilo que recebo ou conquisto de material.


Exemplo do apostolo Paulo|: Gal 2:20: “Já estou crucificado com Cristo... e a vida que agora vivo eu a vivo pela fé no filho de Deus o qual se entrou e se deu por mim...”


Conclusão: Vida abundante é quando estou salvo, tenho segurança em Cristo e estou satisfeito pela nova vida que tenho com Cristo.


Aplicação:
Ø      Devo ir a Cristo e me entregar a Ele, assim como Ele veio até nos e se entregou por nós;
Ø      Devo me crucificar juntamente com Cristo, recebendo-o como Salvador e Senhor;
Ø      Devo ter união com Ele diariamente e fazê-lo meu alimento diário.


Recado ao obreiro: Estude bem a lição antes de transmití-la. Uma olhadinha não serve. Caso não tenha entendido, pergunte.  Caso não tenha estudo bem deixe para outro dia. Estamos falando de vida eterna, de salvação e de pessoas presas pelo inimigo e pela ignorância.  Jesus deseja libertar essas pessoas.  A mensagem fala de um relacionamento diário e continuo com DEUS que começa em receber a Cristo como salvador. Assim como você foi salvo e hoje mantém comunhão diária com o Senhor. Se você não tem essa comunhão com o Senhor não está apto para pregar.

Nenhum comentário: