COMPARTILHAR

DESTAQUE

A ESCRAVIDÃO NA BÍBLIA.

Este texto e parte integrante  de um artigo maior postado neste blog: A TEOLOGIA PRESENTE NOS DISCURSOS DA IGREJA CATÓLICA       NO FIN...

11/01/2015

FILHO PRODIGO. RESTAURAÇÃO PELO ARREPENDIMENTO.

   Lc 15 .21.   E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho”.


Vida dissoluta:  PERIGO!
Alguns textos que falam a respeito  de se levar uma vida disoluta:
 Pe.2.7:  e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados”. (Falando de Sodoma e Gomora)
2 Tes 3.1,2:  1 Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós; 2 e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos.”
Ez. 6.8: No entanto, deixarei que alguns escapem da matança e sejam espalhados entre as nações 9 para onde forem levados como prisioneiros. Ali eles lembrarão de mim e saberão que eu os castiguei e os envergonhei porque o seu coração infiel me abandonou, e, em vez de me adorarem, eles preferiram adorar ídolos. E eles odiarão a si mesmos por causa das suas maldades e das coisas nojentas que fizeram. 10 Saberão que eu sou o Senhor e que as minhas ameaças não foram feitas à toa”  (grifo meu).
Deut. 21.18:   "'Se alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedece à voz de seu pai e à de sua mãe e, ainda castigado, não lhes dá ouvidos, 19 seu pai e sua mãe o pegarão, e o levarão aos anciãos da cidade, à sua porta, 20 e lhes dirão: Este nosso filho é rebelde e contumaz (i.e. “teimoso”),  não dá ouvidos à nossa voz, é dissoluto(Aurélio.. Que ou o que é contrário aos bons costumes; devasso, libertino. / Dissolvido, desfeito.)  e beberrão. 21 Então, todos os homens da sua cidade o apedrejarão até que morra; assim, eliminarás o mal do meio de ti; todo o Israel ouvirá e temerá" (grifo meu).
.
TRABALHADORES =SERVO: s.m. Classe de camponeses conhecidos como servos surgiu no começo da Idade Média. &151; Socialmente um servo encontrava-se a igual distância de um cidadão livre e de um escravo. O servo era um escravo geralmente ligado à terra, e obrigado a efetuar certos pagamentos e serviços ao seu senhor. Sob esse aspecto, não era livre. Mas, segundo o costume, o servo gozava de certos direitos de que não podia, por justiça, ser destituído.
Alfarrobas. Dic. Almeida. Vagem grande produzida pela alfarrobeira. Sua polpa, doce e nutritiva, é usada como alimento para animais. Os pobres a comiam.


A vida dissoluta leva à falência  espiritual, financeira e moral. O moço ficou:
Fedendo chiqueiro.  Sujo,  nojento,  sem perspectiva de vida futura, depressivo e desvalorizado.
“Estava perdido...” “veja onde caiste”


Atos 2. 38  “Arrependei-vos...”     
 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”.


Eu pequei” .   O pecado é o problema.  Não foi o ambiente.  Não foram as pessoas ou  sociedade.  Não foi o dinheiro,   mas o pecado.  O homem caído  que leva sua vida da sua maneira  que é o problema para Deus.

Ap. 2.21:  (Dizendo de Tiatira) “Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição” .


Muitos vão a igreja e  enche sua  monte com ilusões que vem das falsas promessas dos púlpitos dirigidos por homens que não crucificaram sua vida com Cristo.  Trabalham como  obreiros, fazem serviços em nome de Deus, mas apenas  encobrem  seus pecados com atitudes de aparência espiritual.  Estas pessoas só  querem se sentir bem,  não conseguem ver que  a  ferrugem está consumindo sua alma.  Não tratam o problema  principal: o pecado. Ele precisa ser removido e abandonado.


  _ Eu pequei...  Disse o moço.  Ele não disse: _Sou teu filho... _Quero ser curado...   _Quero ser abençoado...
Quanta  ilusões muitos filhos estão vivendo,  basta se arrepender e voltar para casa do pai.


VV.19 . Trata-me como um de seus Trabalhadores”.  Servo  temporário.  Queria trabalhar por empreitada. Queria  ficar aguardando.  Quando não houvesse trabalho ele ficarei ali esperando até aparecer trabalho.  Bem diferente daquele filho exigente que pediu seus direitos de herdeiro, para aproveitar antecipadamente sua herança.  É assim muita com muita  gente. Vão quebrar a cara. Enquanto acha que tem direitos estão perdendo os direitos de filho.


vv.20.  “correndo”.  No cristianismo Deus procura o homem. Deus correu.  
O pai correu para o filho.  Era humilhante para um judeu correr, ele poderia  andar apressado, mas não correr.


E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou”, vv.20.  


“o abraçou, e beijou”:   Fedendo chiqueiro, sujo, suado ,  descalço...  Não importa quão sujo e nojento você esteja.  Deus ao ver-te  voltando pra casa  ele correrá para  te encontrar,  é assim que vai ser.


 Jer. 3.13:   Basta você reconhecer que é culpada e que se revoltou contra o Senhor, seu Deus. Confesse que debaixo de todas as árvores que dão sombra você deu o seu amor a deuses estrangeiros e não me obedeceu. Eu, o Senhor, estou falando”.


Sal.  143. 2  diz:  Ninguém é inocente perante ti”.


 vv.21:  “Voltou vivo e com saúde  Estava perdido e foi achado”

1. Pe 4.3:  No passado vocês já gastaram bastante tempo fazendo o que os pagãos gostam de fazer. Naquele tempo vocês viviam na imoralidade, nos desejos carnais, nas bebedeiras, nas orgias, na embriaguez e na nojenta adoração de ídolos. 4 E agora os pagãos ficam admirados quando vocês não se juntam com eles nessa vida louca e imoral e por isso os insultam. 5 Porém eles vão ter de prestar contas a Deus, que está pronto para julgar os vivos e os mortos. 6 Pois o  evangelho foi anunciado também aos mortos, os quais morreram por causa do julgamento de Deus, como morrem todos os seres humanos. O evangelho foi anunciado a eles a fim de que pudessem viver a vida espiritual como Deus quer que eles vivam”(grifo meu).



Manto.  Proteção.  Sangue de Cristo:  “Vou protegê-lo com meu sangue”.
Cara! Tu pode entender o que significa isso!   Aquele que se arrependeu,  entendeu a condição miserável que é viver longe de Deus e voltou para casa recebeu a proteção do sangue de Cristo, que purifica de todo o pecado.

Anel.  Como um cartão de crétido;  sem limites de credito.  Autoridade.  Liberdade de filho querido do papai.
Quem ficou sem nada quando andou por conta própria,  agora... veja só se pode?

Gn. 41.42:   O Faraó  colocou um anel e vestiu José de linho fino.  Se faraó vestiu José, então pode Deus vestir um filho seu.
Ester 8.2:  diz:  O rei Xerxes  tirou o anel que tinha dado a Hamã e o deu a Mardocai.
ROM 8.15: “ Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai”.
“...se o filho vos libertar verdadeiramente sereis livres”.


Anel no dedo: libertação do pecado e da morte proporcionada por um vida de comunhão com o Pai e obediência aos mandamentos.


João 15 .15:   Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. 16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vö-lo conceda”


Sandálias.  Os escravos andavam descalço os filhos calçados.  Estava  dando toda  herança de volta. 
Tudo que seu pé tocar é seu”, foi o Deus disse pra Josué.
TORNAR O ANDAR FIRME
 Uma restauração completa:  Perdão dos pecados, autoridade e liberdade de filho e um caminhar firme na presença de Deus.


vv.24:   Alegria no céu. Quando o filho volta.
Não diz que haverá alegria no céu quando um cego vê, ou um paralítico anda. ou se você der todo seu dinheiro de oferta, mas diz que haverá quando alguém se arrepende dos seus pecados.


Novilho gordo.  Engordado por dois anos. Nem podia andar de tão gordo. Deus tem o melhor para o que se arrepende de verdade e se coloca abaixo dos empregados e espera a sua vez na fila.


Por que tanta honra?
vv.24,27       -24 porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se....  27 E ele informou: Veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde.”

Ilustração .  Um conhecido pregador  teve uma  aneurisma cerebral enquanto pregava. Socorreram-no  e ele voltou a viver. então contou sua experiência enquanto estava como morto.
Foi levado ao céu e la passou por um julgamento. O diabo o acusou de todos os pecados e alguns eram verdade. Uma voz  pergunto bem alto:  Culpado ou inocente?
Ele sem saída, pois sabia que muitas das acusações eram verdade,  disse:   _Apelo para o sangue de Cristo.
Jesus levanta do seu trono e o abraça e diz:   Eu morri por ele,  ele está coberto pelo meu sangue.. .


Aplicação:
·  Que tipo de capa está sobre teus ombros?  Da mentira, da falsidade, da hipocrisia?
·  Que anel tem no seu dedo? Você é livre ou sua mente te acusa todos os dias? Está sempre pecando?
·  Seu caminhar é reto e seguro?
·  Você precisa voltar pra casa arrependido.



Nenhum comentário: