COMPARTILHAR

DESTAQUE

A ESCRAVIDÃO NA BÍBLIA.

Este texto e parte integrante  de um artigo maior postado neste blog: A TEOLOGIA PRESENTE NOS DISCURSOS DA IGREJA CATÓLICA       NO FIN...

11/01/2015

MARTA E MARIA, RELACIONAMENTO EFICAZ

 Lucas 10:38-42
“38 Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher, chamada  Marta  o recebeu em sua casa. 39  Maria, sua irmã,  ficou sentada aos  pés do Senhor, ouvindo a sua palavra. 40  Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E,  aproximando-se Dele, perguntou: “Senhor,  não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!”. 41 Respondeu o Senhor: Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; 42 todavia apenas uma é necessária, Maria escolheu a boa parte e isso não lhe será tirada” (NVI grifo meu).


O que  é melhor? Receber Jesus (hospedar)  ou escutá-lo bem?
Jesus ia com freqüência na casa dessa família de Betânia. Por que será? Como devemos receber a Cristo em nossa casa e como deve ser nosso viver diário com Ele?


Característica de quem hospeda: Marta...
ü      “recebeu em sua casa” [1].  Hospitaleira e generosa, gostava de preparar um bom jantar para Jesus, mas não se importava com seus ensinamentos.
ü      Ocupada com o serviço” [2].   Marta, assim como Maria; sabiam quem era Jesus de fato e conheciam um pouco da Sua Palavra, porem Marta era dirigida pelas conseqüências e Maria pela sabedoria.
ü      “ansiosa [3] e preocupa” [4], foram palavras usadas por Jesus, que significa: “se puxado de um lado para o outro”. Mulher multi-tarefas, mas isso a levou a frustração.
ü      “Dize-lhe que me ajude!” [5].  As tarefas tinham prioridade e controlavam sua vida. Cuidadosa com seu hospede; não queria fazê-lo esperar. Não sabia a diferença entre o necessário (v.40) e o essencial (v.42).


O que é necessário e o que é essencial?  O que somente hospeda não sabe a diferença.


Característica que quem escuta bem: Maria.
ü      ficou sentada[6]Parou sua vida. As tarefas domésticas podem esperar!
      Não quis ser dirigida pelas conseqüências, mas pela sabedoria. “Antes de ser castigado eu andava desviado, mas agora obedeço à Palavra”.[7] (i.e: Foi bom para o salmista ser castigado, para que ele aprendeu os estatutos).   É isto que você quer para sua vida?
ü      “aos pés” [8].   Recebeu com generosidade, atenção e honra. Uma verdadeira discípula pronta para aprender do Mestre
ü      “ouvindo a suas palavras[9]. Estava sendo dirigida pela Sabedoria de aprender ouvindo e não aprender errando
ü      “escolheu a boa parte”.  Ela priorizou sua vida com Cristo e mais tarde ofereceu não somente seu melhor tempo, mas suas melhores coisas. Ver Jo 12:3


Aplicação:
Maria protegeu sua salvação sabiamente ouvindo o mestre. “uma só é necessária e não lhe será tirada”.  As escolhas que você faz com relação à essência de vida tem implicações eternas que vão além da vã existência na terra. Sempre haverá demanda disputando o nosso tempo. Sempre haverá incêndios para apagar.  Maria fez a sua escolha e nós precisamos fazer o mesmo.


[1] Jo. 1l:1,2; Jo 12:2.                                                                  
[2]  Jo. 11:20-27
[3]  Fil. 4:6.               .
[4]  Mt. 6:25,28; Lc. 12:22-32
[5]  Mt. 16|; 26,27
[6]  I Pe. 1:13; I Tm. 4:9, 10
[7]  Sal. 119:67
[8]  Mt. 11:29
[9]  Mt. 7:24-27

Nenhum comentário: