Lucas 10:38-42
“38 Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher, chamada Marta o recebeu em sua casa. 39 Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra. 40 Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se Dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!”. 41 Respondeu o Senhor: Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; 42 todavia apenas uma é necessária, Maria escolheu a boa parte e isso não lhe será tirada” (NVI grifo meu).
O que é melhor? Receber Jesus (hospedar) ou escutá-lo bem?
Jesus ia com freqüência na casa dessa família de Betânia. Por que será? Como devemos receber a Cristo em nossa casa e como deve ser nosso viver diário com Ele?
Característica de quem hospeda: Marta...
ü “recebeu em sua casa” [1]. Hospitaleira e generosa, gostava de preparar um bom jantar para Jesus, mas não se importava com seus ensinamentos.
ü “Ocupada com o serviço” [2]. Marta, assim como Maria; sabiam quem era Jesus de fato e conheciam um pouco da Sua Palavra, porem Marta era dirigida pelas conseqüências e Maria pela sabedoria.
ü “ansiosa [3] e preocupa” [4], foram palavras usadas por Jesus, que significa: “se puxado de um lado para o outro”. Mulher multi-tarefas, mas isso a levou a frustração.
ü “Dize-lhe que me ajude!” [5]. As tarefas tinham prioridade e controlavam sua vida. Cuidadosa com seu hospede; não queria fazê-lo esperar. Não sabia a diferença entre o necessário (v.40) e o essencial (v.42).
O que é necessário e o que é essencial? O que somente hospeda não sabe a diferença.
Característica que quem escuta bem: Maria.
ü “ficou sentada”[6]. Parou sua vida. As tarefas domésticas podem esperar!
Não quis ser dirigida pelas conseqüências, mas pela sabedoria. “Antes de ser castigado eu andava desviado, mas agora obedeço à Palavra”.[7] (i.e: Foi bom para o salmista ser castigado, para que ele aprendeu os estatutos). É isto que você quer para sua vida?
ü “aos pés” [8]. Recebeu com generosidade, atenção e honra. Uma verdadeira discípula pronta para aprender do Mestre
ü “ouvindo a suas palavras”[9]. Estava sendo dirigida pela Sabedoria de aprender ouvindo e não aprender errando
ü “escolheu a boa parte”. Ela priorizou sua vida com Cristo e mais tarde ofereceu não somente seu melhor tempo, mas suas melhores coisas. Ver Jo 12:3
Aplicação:
Maria protegeu sua salvação sabiamente ouvindo o mestre. “uma só é necessária e não lhe será tirada”. As escolhas que você faz com relação à essência de vida tem implicações eternas que vão além da vã existência na terra. Sempre haverá demanda disputando o nosso tempo. Sempre haverá incêndios para apagar. Maria fez a sua escolha e nós precisamos fazer o mesmo.
[1] Jo. 1l:1,2; Jo 12:2.
[2] Jo. 11:20-27
[3] Fil. 4:6. .
[4] Mt. 6:25,28; Lc. 12:22-32
[5] Mt. 16|; 26,27
[6] I Pe. 1:13; I Tm. 4:9, 10
[7] Sal. 119:67
[8] Mt. 11:29
[9] Mt. 7:24-27
Nenhum comentário:
Postar um comentário