COMPARTILHAR

DESTAQUE

A ESCRAVIDÃO NA BÍBLIA.

Este texto e parte integrante  de um artigo maior postado neste blog: A TEOLOGIA PRESENTE NOS DISCURSOS DA IGREJA CATÓLICA       NO FIN...

11/01/2015

PLANO DE DEUS PARA (TUA) SALVAÇÃO.



 Texto: Gn. 19:1-29

saiam imediatamente deste lugar,  pois o Senhor está para destruir a cidade! Mas eles pensaram que estava brincando.”...e os tiraram dali a força e os deixaram fora da cidade, porque o Senhor teve misericórdia deles.”  Assim o Senhor destruiu aquelas cidades e toda a planície, com todos os habitantes das cidades e a vegetação.”  Gn.19:14b, 16b, 25



Vamos começar a mensagem de hoje fazendo uma pergunta bem direta: Eis a pergunta: você está SALVO? Quero dizer: você tem certeza da sua salvação? Se você morrer hoje você irá para o céu ou para o inferno? Se Jesus voltar para buscar sua Igreja, você subirá com a Igreja para a gloria eterna ou ficará aqui para a Grande Tribulação?

Não te pergunto se é membro de alguma igreja (pois freqüentar igreja não salva ninguém), nem se és uma pessoa de bem, mas se ESTÁS SALVO. Ninguém pode gozar das bênçãos de Deus ou ir para o Céu, sem estar salvo.
      Jesus disse a Nicodemos, em João 3:7 - "Necessário vos é nascer de novo." E, ainda, no versículo 5: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
      nascer da “água do Espírito”se trata de uma regeneração que acontecerá no pecador. Onde tem a participação de Deus e do homem. A salvação acontece em conjunto com o homem: Deus proporcionou o meio pelo qual devamos ser salvo e o homem crê e aceita.




1)- Sou pecador: Você precisa saber que É [um miserável] PECADOR e está afastado de Deus.
 Rm. 3:10 - "Não há um justo, nem um sequer." Rm. 3:22, 23 - "Porque não há diferença: TODOS pecaram e destituídos estão (i.e. carecem, precisam) da glória de Deus.”
 Uma horrível condição para toda raça humana. Significa que Deus não aceita ninguém na condição em que está.






2)- Estou condenado: porque é PECADOR Está CONDENADO À MORTE (no inferno)! Rm. 6:23 - "Porque o salário (i.e: o preço, o pagamento) do pecado é a morte..." Tg. 1:15 - "E o pecado... gera a morte."
veja João 3:18: “... JÁ ESTÁ CONDENADO”, significa que já foi declarado CULPADO, basta apenas cumprir sua sentença, o inferno.


Esta morte significa separação de Deus, no Inferno para sempre. Sim, é terrível, meu amigo, mas é a dura verdade. Mas será que um Deus amoroso condenaria “todos” ao inferno? Claro que não, por isso ele resolveu salvar apenas aqueles que são justos ou Justificados pela fé NLE.

Ex. “Deus salvou o Justo Ló, mas condenou Sodoma.”





3)- Jesus morreu por mim. É preciso reconhecer e aceitar o Salvador indicado por Deus.
2 Co 5:21 - "ÀQUELE que não conheceu pecado, O fez pecado por NÓS para que nele fôssemos feitos justiça de Deus."
1 Pedro 2:24 - "Levando Ele mesmo em SEU corpo os NOSSOS pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas Suas feridas FOSTES SARADOS."
   Jesus morreu por mim. Ele derramou o Seu precioso sangue para que todo aquele que nele crê seja salvo, seja declarado justificado diante de Deus, porque "Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados/ ." (Hb. 9:22).
 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)


   Deus julgou e condenou a Jesus (heb. Senhor é salvação) em seu lugar.

 “se” sobre ele estavam os nossos pecados e “se” também com Ele “fomos crucificado”, isto é: se reconhecemos que somos pecadores, que estamos perdidos e precisamos de um Salvador é necessário ser crucificado com Cristo para cumprir a justiça de Deus.

“fomos crucificado”:  fala de morte; significa que se morrermos com Jesus e com Ele também seremos julgados. O velho homem deve morrer na cruz com Cristo.  





4)-Eu me arrependo e creio: para ser salvo é preciso se arrepender e crer em Jesus.

O carcereiro de Filipos perguntou a Paulo e Silas: "Que é necessário que EU FAÇA para me SALVAR?", e a resposta foi: Atos 16:31 - "E eles disseram: CRÊ no Senhor Jesus Cristo, e SERÁS SALVO, tu e a tua casa."

“Crer” aqui é “apoiar sobre, colocar o peso sobre, confiar, ter fé”.  Basta crer nEle como o Deus que carregou teu pecado, e morreu no teu lugar, foi sepultado e ressuscitou para tua justificação. E que você também foi crucificado juntamente com Ele.





5)- Eu recebo Jesus como Salvador e Senhor de minha vida vida.

João 1:12: “contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” “Filhos de Deus” são os que são salvos e vão viver com Deus na eternidade (NVI).

Rom. 10:9, 10: “Se você confessar com sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo. Pois com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa para salvação”

(Mt 10:32) Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.” “Confessar” aqui é dizer que é seu seguidor.

  
A primeira oração que um PECADOR deve fazer, é como a seguinte: "Ó Deus, tem misericórdia DE MIM, PECADOR" (Lucas 18:13). Agora, você deve saber que é um pecador e deve sentir terrível tristeza por isso.




Quando devo buscar minha salvação?

2 Co. 6:2 - "Eis aqui AGORA o tempo aceitável, eis aqui AGORA o dia da salvação."
Prov. 27:1 - "Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que produzirá o dia."


Desculpas não serão aceitas no dia do Juízo.

Mc 8:36, 37 - "Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou que daria o homem pelo resgate da sua alma?"

 Então, agora mesmo, eleva o teu coração a Deus em oração. Não é necessário fazer uma longa oração em voz alta, porque Deus está ANSIOSO para te salvar. Basta dizer: "Ó Deus, sou um pecador arrependido. Tem misericórdia de mim e me salva pelo amor de Jesus. Eu creio em Jesus Cristo e o recebo como meu Salvador e Senhor, de acordo com a Sua Palavra.”
    Romanos 10:13 - "Porque TODO AQUELE (isto te inclui) que invocar o nome do Senhor SERÁ SALVO” (“será salvo”, e não “talvez seja salvo”). A promessa é certa ao que creu do modo bíblico, no Salvador- Senhor- Deus descrito na Bíblia: “SERÁ SALVO!”






 O que você deve fazer daqui para frente?

Procure uma igreja imediatamente para ser discipulado e cultivar uma vida em Cristo.

Batize nas águas o mais rápido possível, embora tenha aceitado Jesus como Senhor hoje; é preciso cumpri o mandamento do Senhor. “batismo é uma expressão exterior de uma realidade interior. Se você realmente se converteu a Cristo você vai querer ser batizado. Se você ainda reluta em ser batizado, significa que você não se entregou a Cristo realmente e que ainda está perdido.





ANALISANDO COMO LÓ RECEBEU O PLANO DE SALVAÇAO.



Plano de Salvação: -Deu revelou o plano de destruir a cidade de Sodorma ao seu Servo Abraão, isso demonstra a parceria que tem com o homem: (Gn. 18:16-20); Jesus veio nos avisar do juízo de Deus que virá.



Ló recebeu bem os anjos (19:6): todos recebem bem Jesus.



1)- Sou pecador (Rm.3:22, 23) – Sodoma estava condenada por causa dos pecados (Gn. 18:20; 19:5)



2)- Estou condenado (Tg. 1:15) – Ló tinha compreensão dos pecados deles, 2 Pe 2:6-8); não gostava de lá, mas não abandonava o lugar. Quem gosta de viver próximo do pecado, gosta do pecado.



3)- Jesus morreu por mim (Jo.3:16)– Os anjos vieram salvar Ló; os arrastou pelas mão (19:15,16),



4)- Eu creio e me arrependo (1Jo 1:9)-  Ló hesitou(19;16). Pediu outro lugar mais próximo. Arrepender-se é não olhar atrás (19:26)



5)- Eu aceito (Jo. 1:12 ) – Zoar (19:22, 23), porém  FICAVA muito próximo, isso foi fatal para sua mulher. Aceitar o plano de Deus através de Jesus é fugir para as montanhas, um lugar seguro (19:17).



Pr. José M. Vieira

Nenhum comentário: