COMPARTILHAR

DESTAQUE

A ESCRAVIDÃO NA BÍBLIA.

Este texto e parte integrante  de um artigo maior postado neste blog: A TEOLOGIA PRESENTE NOS DISCURSOS DA IGREJA CATÓLICA       NO FIN...

11/01/2015

BATISMO NAS ÁGUAS.

 

Origem do batismo.

O batismo cristão mantém certa relação com (1) as cerimônias de purificação dos judeus, (2) com as cerimônias de iniciação dos convertidos gentios ao judaísmo (mas jamais se confunde com elas) e (3) com o batismo de João. Aquelas cerimônias de purificação estavam associadas á purificação cerimonial (certa qualificação para ser relacionarem com o povo e para participarem do culto no templo) e também ao arrependimento de pecados. Semelhante ao batismo de João, embora este apontasse para alguém queviria após elee queestavam prestes a receberem o Reino de Deus. Na cerimônia do prosélito convertido ao judaísmo, no inicio da era cristã - eles deveriam submeter-se à circuncisão, a um banho ritual e oferecer sacrifício. Sobre Cerimônia de purificação ver: Lv. 12.7; 14.8; 15.5,8, 10,13.

Maria submeteu-se a cerimônia de purificação após o parto conforme ordenava a Lei (Lc. 2.22-24). Jesus pediu ao leproso curado para cumprir a lei sobre cerimônia de purificação (Mat. 8.1-4).

O modo usual de purificação consistia em banhar o corpo e lavar as roupas: ... lavará suas roupas e se banhará em águas correntes e ficará puro(Lv. 15.13). Em seguida oferecia duas ofertas de sacrifício (uma em holocausto, outra em oferta pelo pecado, tudo falavam de arrependimento e comunhão com Deus). Israel foi chamada para ser santa (Lv. 11.44,45) e separada de toda impureza. A impureza cerimonial falava de pecado. A higiene corporal eram exigidas em sua sociedade. As leis do asseio eram seguidas pelos observantes ao se aproximarem de Deus. A pessoalimpaera aquela que podia aproximar-se de Deus para adorá-lo (Ex.19.10; 30.18-21. Js 3,5).Limpoera aquele que não contaminava cerimonialmente. O termolimpoera empregado para animais (Gn. 7.2), lugares (Lv. 4.12), objetos (Is. 66.20) ou pessoas que não estivessem cerimonialmente contaminadas (1 Sm 20.26).

Pelo visto, o batismo cristão mantém uma relação, embora remota, com a cerimônia de purificação, com o batismo dos prosélitos e com o batismo de João. Não pense que isso é tudo tem outros aspectos que serão vistos mais adiante. Vimos também que as pessoas obedeciam as ordenanças e faziam isso voluntariamente.

O batismo de João.

O batismo de João pressupunha o arrependimento. O arrependimento era a condição imposta por João para ser batizado (Mt. 3.11). Era ministrado por João, por isso batismo de João, que não queiria fazê-lo aos fariseus e saduceus por não darem nenhuma demonstração de arrependimento (7,8). O batismo de João era a mesma cerimônia de iniciação ao judaísmo aplicada aos prosélitos.

João Batista inaugurou um novo capítulo na História da Salvação, estavapreparando o caminho para o Salvador-Messias prometido (Mc. 1.2-5; Jo 1.30, 31; At.1.22, 10.37; 13.24). As pessoas eram imersa (batizada) na água barrenta do Jordão, ato que falava da cruz, morte e ressurreição de Cristo. João pregava ao povo sobreaquele que haveria de vir. O batismo de João olhava em direção daquele que haveria de vir. Jesus vem e pede o batismo das mãos de João.

O batizado de JesusMt. 3.13-17

Jesus Cristo, feito homem e membro da família humana, procurou agir como deveriam agir os pecadores, embora não tivesse pecado algum, mesmo assim Jesus compareceu voluntariamente ao Jordão. Procurou o batismo de João Batista explicando a ele que seu agir tinha como propósitocumprir toda a justiça:

1) Ele precisava identificar-se com a humanidade pecaminosa, que viera salvar; e (2) Seu sepultamento batismal na água, e Sua saída da mesma, haveriam de dramatizar Sua vindoura morte, sepultamento e ressurreição. Ler Marcos 1:9-11; Mateus 3:13-17 e Lucas 3.21-23 24). Apesar Dele não ter pecado nenhum a confessar não foi desobrigado de deixar de cumprir aquele ato justo de obediência. Jesus estava sancionando o batismo de João e acrescentando mais sentido ao simbolismo do batismo, p.e., o da consagração a Deus. Jesus deixou exemplo aos seus seguidores. Se o Mestre e Senhor se submeteu ao batismo, porque que seus seguidores não haveriam de fazer o mesmo?

Vemos todos os três membros da Triunidade participando da cena batismal de Jesus: o filho submeteu-se ao batismo; o Pai O identificou; e o Espírito O ungiu para Sua tarefa oficial. As palavras ditas pelo Pai procedem do A. T., identificando a Jesus tanto como o Messias davídico ("Tu és o meu Filho amado", declaração extraída de Salmos 2:7, um salmo real) quanto como o Servo do Senhor ("em ti me comprazo", declaração extraída de Isaías 42:1, um dos "cânticos do Servo", na última porção do livro de Isaías).
Por algum tempo, Jesus levou a efeito um ministério de batismo, através de Seus discípulos. Ele não administrava pessoalmente o rito. E quando João Batista ouviu a noticia sobre essa atividade aparentemente rival, proferiu um retumbante elogio a Jesus, no qual comparou Jesus a um noivo, ao passo que ele mesmo seria apenas o padrinho ("o amigo do noivo"). Segundo os costumes judaicos, o padrinho se encarregava dos preparativos para as bodas, da parte do noivo. João também contrastou a sua própria origem terrena com a origem celestial de Jesus. Ler João 3:22 - 4.4; Lucas 3:19, 20; Marcos 1:14; Mateus 4:12 e Lucas 4:14 (vs 33 e 34).

Novo nascimentoJo 3.

A declaração que ele proferiu, no sentido de ser Jesus um "Mestre vindo da parte de Deus" (3:2), estabelece o contraste de Jesus como operador de milagres com os teólogos puramente acadêmicos, que saiam das escolas rabínicas. E a réplica dada por Jesus, de que a pessoa deve "nascer de novo", deu a entender a insuficiência da somente em milagres. A salvatícia deve forçosamente envolver a entrega moral e espiritual mais profunda, que efetue uma renovação comparável a um novo começo de vida, com uma nova natureza, outorgada desde os céus, no alto. Somente então é que um indivíduo pode ver e entrar no reino de Deus. De modo preliminar, entretanto, agora mesmo o crente começa a desfrutar da vida eterna que faz parte do governo divino.

Por si mesma, a não produz renovação espiritual. Antes, no momento da genuína em Jesus Cristo, o Espírito Santo purifica o coração ("Nascer da água e do Espírito"), simplesmente alude à operação purificadora do Espírito, na regeneração. Comparar com Tito 3:5 e Ezequiel 36:25-27. Era com base naquele trecho de Ezequiel, e na comparação rabínica entre um prosélito e uma criança recém-nascida que Jesus esperava que Nicodemos compreendesse as Suas palavras. Existem outras comparações, das quais equiparam a água com o batismo, com o nascimento natural, com o próprio Espírito e com a Palavra. Jesus compara as operações invisíveis do Espírito com o vento. O vento mesmo não pode ser visto, mas seus efeitos são perfeitamente evidentes. Ao estabelecer a comparação, Jesus estava criando um jogo de palavras, ante o duplo sentido do termo usado, o qual significava tanto "vento" quanto "espírito". A obra renovadora do Espírito se fundamenta sobre a descida de Jesus, desde os céus, e sobre Sua ascensão de volta aos céus, por meio da cruz. Nesta altura, Jesus compara Sua vindoura crucificação com a ocasião em que Moisés levantou a serpente no deserto (3:13, 14; vide Números 21:8, 9). Ser batizado é antes ser batizado em Cristo (Tt. 3.5) e envolve todo o plano de Deus na obra de Cristo.

Batismo em Atos.

Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: "Irmãos, que faremos?Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar". Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: "Salvem-se desta geração corrompida!Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas(Atos 2.37-41 NVI-Grifo meu). Ver Atos 8.30-39.

O fraseado de Atos 2:38 - "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados" - parece dar a entender que o batismo em água seja necessário para que se receba o perdão de pecados. Mas visto que muitas outras passagens requerem tão somente o arrependimento e a em Jesus Cristo, é melhor considerarmos o batismo como a maneira usual de demonstrar o arrependimento e a fé. O problema de crentes não-batizados jamais surgiu nas páginas do Novo Testamento. (Alternativamente, poderíamos traduzir: "cada um de vós seja batizado... em resultado da remissão dos vossos pecados". Comparar com Mateus 3:11; 12:41; Lucas 12:32).

Em Éfeso: discípulos de João Batista recebem o batismo cristão(19:141). Foram rebatizados, porque só no batismo de arrependimento de Joao nao envolvia a obra de Cristo.

O desconhecimento - ApoloAt. 18.24-28. Com o fim de preparar os leitores para o relato do ministério de Paulo em Éfeso, Lucas insere um parágrafo a respeito da pregação de Apolo em Éfeso. Esse eloqüente judeu alexandrino pregava a Jesus, mas conhecia apenas o batismo de João Batista, o batismo condicionado ao arrependimento. Noutras palavras, Apolo não batizava os seus em nome de Jesus. E depois que Priscila e Áquila informaram-no melhor sobre a doutrina e a prática cristã, Apolo se dirigiu para Acaia (Grécia). Agora compreendendo melhor o significado do Batismo em Cristo.

Batismo nas epistolas de Pedro1 Pe 3.18-21. Ao comparar o batismo com o dilúvio, Pedro indica cuidadosamente que o contato do batizando com a água não remove o pecado ("não sendo a remoção da imundícia da carne"); antes, a atitude interna de arrependimento e fé, que se exibe mediante a submissão ao rito batismal ("a indagação de uma boa consciência para com Deus(v-21)), é que conduz à remissão de pecados. Ao se conduzir ao batismo a pessoa demonstra certa submissão a Deus.

O batismo em RomanosRm. 6:1-14. Apresenta o batismo como símbolo da união do crente com Cristo, em Sua morte, no tocante ao pecado, e a sua nova vida, no tocante à justiça.

Paulo estribado na doutrina da união do crente com Cristo, o que se dramatizado no batismo cristão. No batismo, o crente confessa a sua morte para o pecado através da sua identificação com Jesus Cristo, em Sua morte, além de confessar que reviveu para a justiça, mediante a sua identificação com Cristo e a Sua ressurreição. Até onde Deus está envolvido na vida do convertido? Por conseguinte, o crente morreu quando Cristo morreu, e ressuscitou quando Cristo foi soerguido dentre os mortos. Esse fato coloca o crente debaixo da obrigação de viver para a retidão. Assim sendo, compete-lhe conformar sua auto-imagem de conformidade com a perspectiva divina (Ler Romanos 68).

O batismo ilustra a nossa morte para o pecado e o nosso reviver para a retidão (vide o capítulo 6).

As ordenanças à Igreja.

O Senhor Jesus estabeleceu o batismo e a ceia como os dois ritos ou cerimônias a serem observadas pela sua igreja. Essas duas instituições são chamadas de ordenanças, porque foram ordenadas por Jesus (Mt. 28.19 Mc. 16.16). Os discípulos cumpriram a ordem de Jesus, batizando os novos crentes conforme o mandamento que haviam sido deixados (Mc. 16.20; At. 2.41; 8.12-13,36-39; 10.47).

Batismo nas águas.

Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mt. 28.19).Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado(Mc. 16.16). Para ser condenado bastanão crer. Entre crer e ser salvo tem um caminho a percorrer: ser batizado. O batismo, por sim só, não salva, não lava pecados e não complementa a salvação. Esse batismo aqui não é apenas o batismo na água em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mas um estado de constante batismo (imersão permanente em Cristo). Para alguns teólogos o Batismo é uma iniciação, porém é algo mais profundo, é um testemunho público da nova vida em Cristo assumida pelo batizando, que agora vive em Cristo e para Cristo, portanto a forma e as condições são importantes.

A Forma.
    -Por imersão: A palavra grega βαπτιζω (baptizo) significamergulhar repentinamente, imergir, submergir (de embarcações afundadas). O sentido da palavra batizar é imergir, sendo este seu fundamental, constante e único sentido. Representando nossa imersão em Cristo e tudo que ele representa e fez por nós, bem como aquilo que ocorreu no nosso interior e que determinamos fazer daqui por diante (i.e. Permanecer imerso em Cristo).

    -Com água, pois fala de lavar, limpar, purificar. Refresca e saciar a sede. Que também simboliza o Espírito Santo, no qual fomos batizados no corpo de Cristo: Pois em um Espírito fomos todos nós batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um Espírito” (i.e. Fomos imerso no Espirito Santo, ao intergrar-se ao Corpo pelo batismo na água. 1Co. 12.13)

    -Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo: a triunidade está envolvida no batismo nas águas. Fazerem nome de, significa representar, com a mesma autoridade, aquele que ordenou ou mandou, por não poder fazê-lo pessoalmente ou não querer fazê-lo. O mesmo que fazer por procuração. É como se Deus tivesse batizando o crente, com água simbolizando a Cruz (Mt. 28.18-20). Afinal, toda obra de convencimento e regeneração é obra do Senhor.

    Condição.

    Uma vez que o batismo, como foi salientado, é um símbolo exterior do relacionamento entre o crente, Cristo e sua Igreja; geralmente concorda-se que apenas é o crente que é capaz de tomar uma decisão voluntária e racional pela e uma condição adequada para o batismo. Ou seja, aquele que está convicto da salvação em Cristo, então é “batizado em Cristo”.

    Significado.

    O batismo bíblico, portanto, é a identificação pública e externa com Cristo e a Igreja, por aquele que exerceu salvadora. O batismo é uma expressão exterior de uma realidade interior.

    Crer implica em atender.

    Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: "Irmãos, que faremos? Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar. Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: Salvem-se desta geração corrompida!Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas(Atos 2.37-41 NVI-Grifo meu). Ver Atos 8.30-39.

    O batismo nas águas vem após crer no Evangelho. Quem diz que crê em Jesus, ou no evangelho, mas não toma a decisão pelo batismo é porque não creu de fato e não se arrependeu realmente, e assim sendo, continuará perdido.

    Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados...Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não ouvem porque não pertencem a Deus". (Jo. 8.24,47NVI)

    O crente convicto deve dizer como o eunuco Etíope: “Olhe aqui a água. O que me impede de ser batizado?” (At. 8.36).

    Fonte de pesquisa:

    NVI, Bíblia de Estudo, Comentários e Notas, São Paulo, Editora Vida, 2003, div. pg.

    Warem, Rick, Uma Vida com propósito, Editora vida, 2011, div. Pg;

     Mock, Denis. J. Panorama da doutrina Bíblica, Manual do Curso, 2002, pg 207-214;

      Hodge, Sharles, Teologia Sistemática, Ed. Hagnos, 2001, pag. 1410-1530.

    Nenhum comentário: