Filhos de Deus ou Filhos do Diabo? A escolha é sua.
(Lição para culto no lar, lição para EBD ou lição para células)
José M. V. Rodrigues
,“5 e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, 11 Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo” ( Efésios 1:5,11)
“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. “ 29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” ( Rom. 8:15,29,30).
Etimologia das palavras:
ADOÇÃO. (Gr. υιοθεσια huiothesia) Composto pela junçao de duas palavras: huios (filho) + thitemi (colocar, por estabelecer) e significa: 1) adoção, adoção como filhos; 1a) aquele relacionamento que Deus desejava estabelecer entre si mesmo e os israelitas em preferência a todas nações; 1b) natureza e condição dos verdadeiros discípulos de Cristo, que ao receber o Espírito de Deus em suas almas, tornam-se filhos de Deus; 1c) estado abençoado esperado na vida futura após a volta visível de Cristo do céu.
“Predestinou” (Gr. προγινοσκω proginosko)
1) ter conhecimento de antemão; 2) prever 2a) daqueles que Deus elegeu para a salvação;
3) predestinar.
Quem eram os filhos? (Rom. 9:3; Ex 4:22, Jer. 3l:,20 Os. 11:1) – os israelitas
O contraste:
Jeremias 3:4, 19 diz: “4 — E agora você me diz: “Tu és o meu pai, tu me tens amado desde que eu era criança. 19 O Senhor Deus diz: “Povo de Israel, eu queria aceitá-lo como meu filho e lhe dar uma terra agradável, a terra mais linda do mundo. Pensei que você ia me chamar de pai e que nunca mais me abandonaria”.
Ver Os 1:10, Jo. 11:52; pode ser que Jesus se refira em Jo. 8:44 sobre esse assunto.
Por que a predestinação?
Tudo tem o controle e decisão de Deus. Foi decisão de Deus a escolha e a forma como ser-mos adotado, Ef. 1:,11. A predestinação mostra o grande amor de Deus pelo homem.
O amor de Deus.
Rm. 5:8 o amor de Deus foi comprovado pelo fato de seu dom ser estendido a tais homens como nós. Cristo se dispôs a morrer pelos seus inimigos, pelo homem violemto, sem caráter, pelo mais vil pecador. Deus se eleva acima do pecado e ama sem impor condições. Desta forma ele transfere a escolha de querê-Lo como Pai a nós. Ver Lc.15:11, 16-20, 2 Co 6:18.
Porque a Adoção?
Separados para serem parecidos com seu Filho Jesus, a fim de participarem de sua gloria (Rom 8:29,30).
Quem pode ser filho e quando se torna filho?
“Por meio de Jesus Cristo...”( Jo. 20:17, Gal. 3:26).
Pela purificação que o sangue de Cristo proporciona àquele que crê, v11.
Conforme Jo 3:16 todo aquele que crê.
Hebreus 10:10-15 afirma: “10 Pois Deus, que cria e sustenta todas as coisas, fez o que era apropriado e tornou Jesus perfeito por meio do sofrimento. Deus fez isso a fim de que muitos, isto é, os seus filhos, tomassem parte na glória de Jesus. Pois é Jesus quem os guia para a salvação 11 Jesus * purifica as pessoas dos seus pecados; e todos, tanto ele (i.e Jesus) como os que são purificados, têm o mesmo Pai. É por isso que Jesus não se envergonha de chamá-los de irmãos. 12 Como ele diz: “Ó Deus, eu falarei a respeito de ti aos meus irmãos e te louvarei na reunião do povo.” 13 Diz também: “Eu confiarei nele.” E diz ainda: “Aqui estou eu com os filhos que Deus me deu.” 14 Os filhos, como ele os chama, são pessoas de carne e sangue. E por isso o próprio Jesus se tornou igual a eles, tomando parte na natureza humana deles. Ele fez isso para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o Diabo, que tem poder sobre a morte. 15 E também para libertar os que foram escravos toda a sua vida por causa do medo da morte”( Grifo meu).
Note neste texto que é através de Cristo que fomos adotados com filhos, assim como Jesus é filho que agrada ao Pai.
Arrependimento: inicio do processo de adoçao.
“32 No Dia do Juízo o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês porque, quando ouviram a mensagem de Jonas, eles se arrependeram dos seus pecados. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Jonas”( Lc. 11:32-grifo meu).
Todos se tornarão filhos? Foi por alguma coisa especial que tenha feito ou merecido?
“Mas, para que a escolha de um deles fosse completamente de acordo com o plano de Deus, o próprio Deus disse a Rebeca: “O mais velho será dominado pelo mais moço.” Disse isso antes de eles nascerem e antes de fazerem qualquer coisa, boa ou má. Assim ficou confirmado que é de acordo com o seu plano que Deus escolhe aqueles que ele quer chamar, sem levar em conta o que eles tenham feito. 13 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Eu escolhi Jacó, mas rejeitei Esaú.” 14 O que vamos dizer, então? Que Deus é injusto? De modo nenhum! 15 Pois ele disse a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser; terei pena de quem eu desejar.” 16 Portanto, tudo isso depende não do que as pessoas querem ou fazem, mas somente da misericórdia de Deus” ( Rom. 9:11-16 grifo meu).
Qual o veículo que leva a salvação ás pessoas?
Ver 1 Co 1:1, 21, Fil. 2:13, 2 Tes. 1:11
Como sei que agora sou filho?
A certidão de nascimento é o testemunho do Espírito Santo.
Espírito Santo e a adoção: Rom 8:14-17,23, Gal 4:4,6
Como é a repreensão dos filhos e porque somos repreendidos?
Heb.12:5-9, 1 Jo.3:1, AP. 21:7.
E o diabo?
Pois Deus, que cria e sustenta todas as coisas (Hb 10:10a, ver também Lc. 10:22-24, Mt.28:18); Ele fez isso para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o Diabo, que tem poder sobre a morte (Hb 10:14).
Jesus tem o controle de todas as coisas:
“poder sobre a morte”- o pecado trouxe morte (Gn.3). Morte no sentido de separação de Deus e exclusão como filho, conseqüentemente morte eterna.
Com o pecado vem a ira de Deus: “a alma que pecar essa morrerá” (i.e: separação de Deus, inferno). A ira de Deus foi executada sobre Cristo na Cruz, assim o inscrito de divida foi cancelado (Col. 2:10-15), ou seja, foi pago: "Está consumado", significa totalmente pago. Desta forma anulou a única ferramenta usada pelo diabo que controla os desobedientes. Jesus satisfez a justiça de de Deus e nos comprou para si. Você é Dele.
“2 Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus”(Ef.2:2)
1 Jo 3:6-l0 esclarece: “10 A diferença clara que existe entre os filhos de Deus e os filhos do Diabo é esta: quem não faz o que é correto ou não ama o seu irmão não é filho de Deus”. Ver de novo Jo 8:44, Jesus diz que são filhos do diabo aquele que “faz o que lhe é próprio”.
Nota 1. "Seguir o mau caminho" e "fazer a vontade daquele”: O diabo, além de governar “os poderes espirituais”; também governa sobre o naus “que desobedecem” a Deus. A desobediência traz a ira de Deus e a morte espiritual sobre os "filhos da desobediencia" (Num.23:21-23). Jesus Cristo recebeu em si a ira de Deus para que a raça humana nao fossse condenaada, todavia aqueles que não recebeu Cristo e não crê nele como Salvador e Senhor já estáo condenado (Jo 3:18, 36; 5:24)
Nota 2: Ser filho do diabo, implica em fazer aquilo que é proprio dele: enganar, matar (Ele é "homicida desde o principio"), mentir, hipocrisia, etc. Ver Jo 8:44. Ser filho de Deus implica em ser semelhante a Cristo no viver diário(1 Jo 2:6)
Jesus nao pagou preço nenhum ao diabo, para comprar para si os pecadores. Jesus pagou o preço devido pelos pecadores. O diabo é um usurpador, ladrão que rouba a salvação dos fiilhos, pois sua indole é má continuamente. “nele não há verdade alguma” Jo.8:44
O filhos de Deus
-os filhos de Deus nao ama o mundo, 1Jo 2:15
-fazem a vontade de Deus, 1 Jo 2:17
-tem uncão(Espirito Santo), 1 Jo.2:20
-conserva o que ouviu e aprendeu, 1Jo.2:24
-permanecem nele, 1 Jo 2:28
-praticam a justiça, 1 Jo.2:29
-nao pratica o pecado 1 jo. 3:6,9
Os filhos do diabo.
-praticam o pedado, 1 Jo 3:8,9.
Ninguém foi destinado à desobediancia e ser semelhantes ao diabo em sua desobediencia contínua, mas fomos predestinados a sermos Filhos de Deus. Por sua causa Jesus Cristo, o filho do homem, investiu sua vida na cruz para "desfazer as obras do diabo":
“8 Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio . i Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo “j (1Jo 3:8).
conclusão.
“Portanto, louvemos a Deus pela sua gloriosa graça, que ele nos deu gratuitamente por meio do seu querido Filho”(Efésios. 1:6) ver Heb. 4:4,5,6:14:10,11,
REFERÊNCIAS.
i i Ef. 1.4-5 Para que fôssemos... de adoção: Outra tradução possível: para que fôssemos santos e sem mancha diante dele. 5 No seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos seus.
j j 1.5 Filhos de adoção: Ao adotar-nos como filhos, Deus realmente nos faz filhos seus e herdeiros dos benefícios prometidos ao seu povo (ver Ef 1.11, n.; cf. v. 14; 2.5 e ver também Rm 8.15, nota q).
l l 1.5 Por Jesus Cristo: Cristo é a meta para a qual Deus nos ordenou. Cf. Cl 1.16,20.
m m 1.4-5 Cf. Rm 8.29-30.
q q 8.15 O espírito de adoção: Mediante o Espírito Santo, Deus faz dos crentes os seus filhos (cf. Gl 4.5; Ef 1.5). Se estivessem dominados pelo espírito de escravidão, não teriam confiança para, sem medo, se aproximarem de Deus como Pai. Cf. 2Tm 1.7.
r r 8.15 Gl 4.6. Aba: O grego tirou do aramaico esta palavra, que significa “pai” e que caracterizava a maneira tão pessoal como Jesus se dirigia a Deus. Ver Mc 14.36, nota c; cf. Lc 11.2.
e e 8.29 Dantes conheceu: Isto é, havia eleito (cf. Am 3.2).
f f 8.29-30 Outra tradução possível: Destinou-os desde um princípio: Ef 1.3-12.
g g 8.29 Cf. Gl 4.19; Fp 3.10; 1Jo 3.2.
h h 8.29 Cf. Mt 12.50 e paralelos.
h 2.10 Os que se tornam filhos de Deus por meio da fé no Filho, Jesus Cristo.
* PURIFICAÇÃO, PURIFICAR Cerimônia para tornar puro ou limpo um objeto, um lugar ou uma pessoa a fim de poderem ser usados ou tomar parte no culto de adoração a Deus (Levítico 13-16; ver IMPURO). No sentido cristão, a purificação é o ato e o processo de viver uma vida moralmente limpa, de obediência a Deus e de amor ao próximo. A purificação é realizada por meio da nossa fé no poder da morte de Cristo por nós e pelo nosso arrependimento dos pecados (Efésios 5.26-27; Tito 2.14; Hebreus 1.3; 1João 3.2-3).
8 2.12 Sl 22.22
9
* CHAMAR 1) Convidar as pessoas para que aceitem a salvação realizada por meio de Jesus Cristo (Gálatas 1.6). Essa é uma decisão tomada por Deus desde a eternidade. Exteriormente, esse convite é comunicado às pessoas através do evangelho e, interiormente, pela ação do Espírito Santo, que cria a fé salvadora. 2) Convocação feita por Deus a certas pessoas para que se dediquem a trabalhos especiais no Reino de Deus (Romanos 1.1). Essa convocação também é uma decisão divina, tomada desde a eternidade (Isaías 49.1; Gálatas 1.15).
44 9.12 Gn 25.23
* ESCRITURAS, ESCRITURAS SAGRADAS Nomes dados ao conjunto dos livros sagrados dos judeus. Esses livros são conhecidos entre os cristãos pelo nome de Antigo Testamento (Marcos 12.24; João 5.39).
45 9.13 Ml 1.2-3.
46 9.15 Êx 33.19
d 2.2 O Diabo, que dirige os seres espirituais maus (ver Efésios 6.11-12).
i i 3.8 Jo 8.44.
j j 3.8 Hb 2.14.
* GRAÇA 1) O amor de Deus que salva as pessoas e as conserva unidas com ele (Efésios 2.5). 2) A soma das bênçãos que uma pessoa, sem merecer, recebe de Deus por meio de Jesus Cristo (Romanos 6.1). 3) O poder sustentador de Deus que permite que a pessoa salva continue fiel e firme na vida cristã (Romanos 5.17; 1Coríntios 1.4-6).
Nenhum comentário:
Postar um comentário