COMPARTILHAR

DESTAQUE

A ESCRAVIDÃO NA BÍBLIA.

Este texto e parte integrante  de um artigo maior postado neste blog: A TEOLOGIA PRESENTE NOS DISCURSOS DA IGREJA CATÓLICA       NO FIN...

11/01/2015

FILHO DE DEUS OU FILHO DO DIABO? A ESCOLHA É SUA

Filhos de Deus ou Filhos do Diabo? A escolha é sua.
(Lição para culto no lar, lição para EBD ou lição para células)
José M. V. Rodrigues

,“5 e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo,  para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,   11 Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo”  ( Efésios 1:5,11)

  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção,  baseados no qual clamamos: Aba, Pai.  “  29 Porque os que dantes conheceu,  também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.  30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” ( Rom. 8:15,29,30).

Etimologia das palavras:

ADOÇÃO. (Gr.  υιοθεσια  huiothesia) Composto pela junçao de duas palavras:  huios (filho) + thitemi (colocar, por estabelecer) e significa:   1) adoção, adoção como filhos;   1a) aquele relacionamento que Deus desejava estabelecer entre si mesmo e os israelitas em preferência a todas nações;  1b) natureza e condição dos verdadeiros discípulos de Cristo, que ao receber o Espírito de Deus em suas almas, tornam-se filhos de Deus; 1c) estado abençoado esperado na vida futura após a volta visível de Cristo do céu.

 “Predestinou”   (Gr. προγινοσκω proginosko)
 1) ter conhecimento de antemão; 2) prever  2a) daqueles que Deus elegeu para a salvação;
3) predestinar.

Quem eram os filhos?  (Rom. 9:3; Ex 4:22, Jer. 3l:,20 Os. 11:1) – os israelitas

O contraste:
Jeremias  3:4, 19 diz:  “4 — E agora você me diz: “Tu és o meu pai, tu me tens amado desde que eu era criança.  19 O Senhor Deus diz: “Povo de Israel, eu queria aceitá-lo como meu filho e lhe dar uma terra agradável, a terra mais linda do mundo. Pensei que você ia me chamar de pai e que nunca mais me abandonaria”. 
Ver  Os 1:10,  Jo. 11:52; pode ser que Jesus se refira em Jo. 8:44 sobre esse assunto.

Por que  a predestinação?

Tudo tem o controle e decisão  de Deus.  Foi decisão de Deus a escolha e a forma como ser-mos  adotado, Ef. 1:,11.  A predestinação mostra o grande amor de Deus pelo homem.

O amor de Deus.

Rm. 5:8  o amor de Deus foi comprovado pelo fato de seu dom ser estendido a tais homens como nós. Cristo se dispôs a morrer pelos seus inimigos, pelo homem violemto, sem caráter, pelo mais vil pecador. Deus se eleva acima do pecado e ama sem impor condições. Desta forma ele transfere a escolha de querê-Lo como Pai a nós. Ver Lc.15:11, 16-20, 2 Co 6:18.

Porque a Adoção?
Separados  para serem parecidos com seu Filho Jesus, a fim de participarem de sua gloria (Rom 8:29,30).

Quem pode ser filho e quando se torna filho?
“Por meio de Jesus Cristo...”( Jo. 20:17, Gal. 3:26).
Pela purificação que o sangue de Cristo proporciona àquele que crê, v11.
Conforme Jo 3:16 todo aquele que crê.

Hebreus 10:10-15 afirma:    “10 Pois Deus, que cria e sustenta todas as coisas, fez o que era apropriado e tornou Jesus perfeito por meio do sofrimento. Deus fez isso a fim de que muitos, isto é, os seus filhos, tomassem parte na glória de Jesus. Pois é Jesus quem os guia para a salvação  11 Jesus * purifica as pessoas dos seus pecados; e todos, tanto ele (i.e Jesus)  como os que são purificados, têm o mesmo Pai. É por isso que Jesus não se envergonha de chamá-los de irmãos. 12 Como ele diz: “Ó Deus, eu falarei a respeito de ti aos meus irmãos e te louvarei na reunião do povo.” 13 Diz também: “Eu confiarei nele.”  E diz ainda: “Aqui estou eu com os filhos que Deus me deu.”  14 Os filhos, como ele os chama, são pessoas de carne e sangue. E por isso o próprio Jesus se tornou igual a eles, tomando parte na natureza humana deles. Ele fez isso para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o Diabo, que tem poder sobre a morte. 15 E também para libertar os que foram escravos toda a sua vida por causa do medo da morte”( Grifo meu).

Note neste texto que é através de Cristo que fomos adotados com filhos, assim como Jesus é filho que agrada ao Pai.

Arrependimento:   inicio do processo de adoçao.

“32 No Dia do Juízo o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês porque, quando ouviram a mensagem de Jonas, eles se arrependeram dos seus pecados. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Jonas( Lc. 11:32-grifo meu).

Todos  se tornarão filhos?  Foi por alguma coisa especial que tenha feito ou merecido?

  “Mas, para que a escolha de um deles fosse completamente de acordo com o plano de Deus, o próprio Deus disse a Rebeca: “O mais velho será dominado pelo mais moço.” Disse isso antes de eles nascerem e antes de fazerem qualquer coisa, boa ou má. Assim ficou confirmado que é de acordo com o seu plano que Deus escolhe aqueles que ele quer chamar, sem levar em conta o que eles tenham feito.  13 Como dizem as  Escrituras Sagradas: “Eu escolhi Jacó, mas rejeitei Esaú.” 14 O que vamos dizer, então? Que Deus é injusto? De modo nenhum! 15 Pois ele disse a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser; terei pena de quem eu desejar.” 16 Portanto, tudo isso depende não do que as pessoas querem ou fazem, mas somente da misericórdia de Deus” ( Rom. 9:11-16 grifo meu).

Qual o veículo que leva a salvação ás pessoas?

Ver 1 Co 1:1, 21, Fil. 2:13, 2 Tes. 1:11  

Como sei que agora sou filho?
A certidão de nascimento é o testemunho do Espírito Santo.
 Espírito Santo e a adoção:  Rom 8:14-17,23, Gal 4:4,6
Como é a repreensão dos filhos e porque somos repreendidos?

Heb.12:5-9, 1 Jo.3:1, AP. 21:7.

E o diabo?

Pois Deus, que cria e sustenta todas as coisas (Hb 10:10a, ver  também  Lc. 10:22-24, Mt.28:18); Ele fez isso para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o Diabo, que  tem poder sobre a morte (Hb 10:14).

Jesus tem o controle de todas as coisas:

“poder sobre a morte”- o pecado trouxe morte (Gn.3). Morte  no sentido de separação de Deus e exclusão como filho, conseqüentemente morte eterna.
Com o pecado vem a ira de Deus: “a alma que pecar essa morrerá” (i.e: separação de Deus, inferno).  A ira de Deus foi executada sobre Cristo na Cruz, assim o inscrito de divida foi cancelado (Col. 2:10-15), ou seja, foi pago: "Está consumado", significa totalmente pago.  Desta forma anulou a única ferramenta usada pelo diabo que  controla os desobedientes. Jesus satisfez a justiça de de Deus e nos comprou para si. Você é Dele. 

“2 Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus”(Ef.2:2)

 1 Jo 3:6-l0 esclarece: “10 A diferença clara que existe entre os filhos de Deus e os filhos do Diabo é esta: quem não faz o que é correto ou não ama o seu irmão não é filho de Deus”. Ver de novo Jo 8:44, Jesus diz que são filhos do diabo aquele que “faz o que lhe é próprio”.

Nota 1. "Seguir o mau caminho" e "fazer a vontade daquele”:   O diabo, além de  governar “os poderes espirituais”; também governa  sobre o naus  “que desobedecem” a Deus. A desobediência traz a ira de Deus e a morte espiritual sobre os "filhos da desobediencia" (Num.23:21-23). Jesus Cristo recebeu em si a ira de Deus para que a raça humana nao fossse condenaada, todavia  aqueles que não recebeu Cristo e não crê nele como Salvador e Senhor já estáo condenado (Jo 3:18, 36; 5:24)

Nota 2: Ser filho do diabo, implica em fazer aquilo que é proprio dele: enganar, matar (Ele é "homicida desde o principio"), mentir, hipocrisia, etc.  Ver Jo 8:44. Ser filho de Deus implica em ser semelhante a Cristo no viver diário(1 Jo 2:6)

Jesus  nao pagou preço nenhum ao diabo,  para comprar para si os pecadores. Jesus pagou o preço devido pelos pecadores.  O diabo é um usurpador, ladrão que rouba a salvação dos fiilhos, pois sua indole é má continuamente.   “nele não há verdade alguma” Jo.8:44

O filhos de Deus
-os filhos de Deus nao ama o mundo, 1Jo 2:15
-fazem a vontade de Deus, 1 Jo 2:17
-tem uncão(Espirito Santo), 1 Jo.2:20
-conserva o que ouviu e aprendeu, 1Jo.2:24
-permanecem nele, 1 Jo 2:28
-praticam a justiça, 1 Jo.2:29
-nao pratica o pecado 1 jo. 3:6,9



Os filhos do diabo.
-praticam o pedado, 1 Jo 3:8,9.

 Ninguém foi  destinado à desobediancia e ser semelhantes ao diabo em sua desobediencia contínua, mas fomos predestinados a sermos Filhos de Deus. Por sua causa  Jesus Cristo,  o filho do homem, investiu sua vida na cruz para "desfazer as obras do diabo":  

8 Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio . i Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo “j  (1Jo 3:8).

 conclusão.

 Portanto, louvemos a Deus pela sua gloriosa  graça, que ele nos deu gratuitamente por meio do seu querido Filho”(Efésios. 1:6)  ver Heb. 4:4,5,6:14:10,11,

REFERÊNCIAS.
i i  Ef. 1.4-5 Para que fôssemos... de adoção: Outra tradução possível: para que fôssemos santos e sem mancha diante dele. 5 No seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos seus.
j j 1.5 Filhos de adoção: Ao adotar-nos como filhos, Deus realmente nos faz filhos seus e herdeiros dos benefícios prometidos ao seu povo (ver Ef 1.11, n.; cf. v. 14; 2.5 e ver também Rm 8.15, nota q).
l l 1.5 Por Jesus Cristo: Cristo é a meta para a qual Deus nos ordenou. Cf. Cl 1.16,20.
m m 1.4-5 Cf. Rm 8.29-30.
q q 8.15 O espírito de adoção: Mediante o Espírito Santo, Deus faz dos crentes os seus filhos (cf. Gl 4.5; Ef 1.5). Se estivessem dominados pelo espírito de escravidão, não teriam confiança para, sem medo, se aproximarem de Deus como Pai. Cf. 2Tm 1.7.



r r 8.15 Gl 4.6. Aba: O grego tirou do aramaico esta palavra, que significa “pai” e que caracterizava a maneira tão pessoal como Jesus se dirigia a Deus. Ver Mc 14.36, nota c; cf. Lc 11.2.



e e 8.29 Dantes conheceu: Isto é, havia eleito (cf. Am 3.2).



f f 8.29-30 Outra tradução possível: Destinou-os desde um princípio: Ef 1.3-12.



g g 8.29 Cf. Gl 4.19; Fp 3.10; 1Jo 3.2.



h h 8.29 Cf. Mt 12.50 e paralelos.



h 2.10 Os que se tornam filhos de Deus por meio da fé no Filho, Jesus Cristo.



* PURIFICAÇÃO, PURIFICAR Cerimônia para tornar puro ou limpo um objeto, um lugar ou uma pessoa a fim de poderem ser usados ou tomar parte no culto de adoração a Deus (Levítico 13-16; ver IMPURO). No sentido cristão, a purificação é o ato e o processo de viver uma vida moralmente limpa, de obediência a Deus e de amor ao próximo. A purificação é realizada por meio da nossa fé no poder da morte de Cristo por nós e pelo nosso arrependimento dos pecados (Efésios 5.26-27; Tito 2.14; Hebreus 1.3; 1João 3.2-3).



8 2.12 Sl 22.22



9 2.13 a Is 8.17 (LXX); b Is 8.18



* CHAMAR 1) Convidar as pessoas para que aceitem a salvação realizada por meio de Jesus Cristo (Gálatas 1.6). Essa é uma decisão tomada por Deus desde a eternidade. Exteriormente, esse convite é comunicado às pessoas através do evangelho e, interiormente, pela ação do Espírito Santo, que cria a fé salvadora. 2) Convocação feita por Deus a certas pessoas para que se dediquem a trabalhos especiais no Reino de Deus (Romanos 1.1). Essa convocação também é uma decisão divina, tomada desde a eternidade (Isaías 49.1; Gálatas 1.15).



44 9.12 Gn 25.23



* ESCRITURAS, ESCRITURAS SAGRADAS Nomes dados ao conjunto dos livros sagrados dos judeus. Esses livros são conhecidos entre os cristãos pelo nome de Antigo Testamento (Marcos 12.24; João 5.39).



45 9.13 Ml 1.2-3.



46 9.15 Êx 33.19



d 2.2 O Diabo, que dirige os seres espirituais maus (ver Efésios 6.11-12).



i i 3.8 Jo 8.44.



j j 3.8 Hb 2.14.



* GRAÇA 1) O amor de Deus que salva as pessoas e as conserva unidas com ele (Efésios 2.5). 2) A soma das bênçãos que uma pessoa, sem merecer, recebe de Deus por meio de Jesus Cristo (Romanos 6.1). 3) O poder sustentador de Deus que permite que a pessoa salva continue fiel e firme na vida cristã (Romanos 5.17; 1Coríntios 1.4-6).


Nenhum comentário: