Epistola
de Judas
José M. Rodrigues
Introdução
A epístola de Judas tem provocado muitas duvidas
entre os estudiosos da Bíblia e são poucos membros de igreja que se interessa em
estudá-la. O presente artigo pretende elucidar algumas duvidas.
“Não é este o filho do carpinteiro? e não se
chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De
onde lhe veio, pois, tudo isto?” ( Mat. 13>55) “E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão
a Tiago, irmão do Senhor”. Gálatas 1:19
1.
AUTORIA
O
autor desta epistola se identifica como
‘Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago’ (v.1). Enquanto um pseudepígrafo revela sua autoria e geralmente associando a um
personagem famoso, o autor desta epistola não revela quais dos Judas ele
é. Isto dá credibilidade à obra
promovendo sua originalidade. Pode ser
que o autor fosse bem conhecido (vs.3 e 5) de seus leitores não havendo
necessidade de informar de qual Judas se
tratava. A tradição da igreja variava de qual Judas seria a Carta, mas tudo sugere que fosse ele o irmão do
mais proeminente dos Tiagos - o
irmão mais jovem de Jesus (Mc. 6.3), pois esse é o único
Judas cujo irmão se chamava Tiago.
Curioso é que o autor diz que era
irmão de Tiago, mas não diz que era irmão do Senhor Jesus. (Pode sugerir
humildade do autor- acréscimo meu). Tratava-se de um autor cujo grego era “muito sofisticado, mas o universo de pensamentos que compartilha com
seus leitores é o judaísmo popular”(KEENER,2004.p-775).
Seis homens aparecem nas Escrituras
com este nome: Judas Iscariotes,
escolhido por Jesus para ser apóstolo (Mat.10.4); o irmão de Jesus
(Mat.13.55); o apóstolo, filho de Tiago,
também chamado de Tadeu (Mat.10.3; Lc. 6.16); um cristão de Damasco, em cuja
casa Paulo se hospedou, quando da sua conversão (At.9.11); um cristão que se
destacou na igreja de Jerusalém, também chamado de Barsabás (At.15.22-32); e por fim Judas, o Galileu, um
revolucionário (At.5.37).
O nome Judas (em grego) é Judá (em
hebraico) era um nome muito comum naqueles tempos; assim como José, Jacó, Josué,
etc. Neste caso, mais provável ser
Judas, o meio irmão de Jesus o autor da epistola.
Todavia, como diz Champlin:
vários eruditos, não aceitando que Judas, o
apóstolo, ou Judas, irmão do Senhor, escreveu o livro, mas não querendo dar-lhe
o titulo de pseudepigrafe[i],
tem
procurando vinculá-lo a certo
bispo de Jerusalém, conforme se lê em Eusébio. (...)outros, esperando
preservar o titulo ‘Judas’, conjecturam que as palavras ‘irmão de Tiago’ são
uma interpolação antiga, que visa a identificar o livro com o ‘circulo apostólico.
(Champlin,
1983. p.327).
Judas
não quis se identificar como ‘irmão do Senhor’ como o fez o apostolo Paulo ao mencionar Tiago em Gálatas 1:19 “E
não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor”. Judas
e Tiago são mencionados por Eusébio
(H.E. 3,19,20) para informar que Judas, irmão do Senhor, tinha um irmão
por nome Tiago que era líder em Jerusalém, juntamente com os apóstolos, conhecido como ‘Justo’: Flávio Josefo afirma que Tiago, irmão do
chamado Cristo, foi apedrejado pela imposição do sumo sacerdote Amano (62
d.C.)(Champlin, 1983.p.326) . Quem sabe
para a sociedade a quem Judas se dirigiu sua epistola o conheciam melhor como o
‘irmão de Tiago’:
2. DATA
Não
pode ser datado em posterior a 70 d.C..,
se Judas a escreveu. Se esse Judas não a escreveu, então supomos que foi
escrita no começo do sec. II d.C. como um tratado contra o gnosticismo da
época. Visto que é mencionado no cânon Muratoriano,
no final do séc.II. Se II de Pedro pertence a Pedro, e tal escrito
incorpora grande parte do mesmo, então sua data deve ter precedido tal escrito
e isto se deu realmente cedo. (Champlin, 1983.p. 326).
3. PROVENIÊNCIA
Não
se pode determinar ao certo em que lugar foi produzida a epistola de Judas, mas
podemos fazer algumas argumentações. Champlin sugere algumas alternativas, por exemplos:
Origem romana,
porque se a epistola de Pedro teve proveniência romana, ‘então seria razoável a
suposição que Judas proveio dali também, já que aquele livro de Pedro incorpora
muito da epistola de Judas’. A epistola de Judas foi primeiramente ‘reconhecida
em Roma e cercanias’, identificada
primeiramente no cânom Muratoriano (190 d.C.). Também, ‘teve seu reconhecimento da parte de
Tertuliano(197 d.C.) e das igrejas de língua latina, antes de qualquer
confirmação proveniente de outras áreas, parece apontar para a mesma
conclusão’. Outras sugestões são mencionadas por Champlim, como sendo na
Palestina, em Jerusalém, a Síria, o Egito e Ásia Menor. . (Champlim, 1983.
p.326).
4. DESTINATÁRIOS
“A
primeira vista nos sugere que a carta é ‘católica’ ou ‘universal’, não
visando uma comunidade especifica.
Endereçada a igreja inteira, em todos os
lugares, onde quer que haja dificuldade com o ataque gnóstico”, assim sugere
Champlim. A Ásia Menor era o local de maior incidência de gnosticismo. Assim
como as epistolas joaninas e as paulinas que tratavam do tema – gnósticos – a
de Judas poderiam inicialmente ser enviadas para aquela região.
O
Manual Bíblico de Halley sugere: “A
semelhança com a carta de 2 Pedro sugere que as duas cartas foram endereçadas à
mesma comunidade: a igreja da Ásia Menor
(1 Pe.1.1; 2 Pe. 3.1 ) em aproximadamente 67
d. C.” (HALLEY ,2011.p-712-714).
5. Aceitação
e canocidade.
Judas,
juntamente com Tiago e II Pedro, foram as
epistolas menos confirmado pelos pais da igreja antiga, era desconhecida,
ou era ignorada por Policarpo, Irineu e
Inácio de Antioquia do começo do séc. II. Nas cartas de Policarpo (115d(. C.)
aos Felipenses 1.10; 11.4) são
encontrados frases similares às de Judas.
Na epistola de 1 Clemente (95 d. C.) há similaridades verbais (20.12;
65.2); e Hermas (130 d.C. quanto faz
menção sobre a contaminação do corpo.
Todavia, não fica claro qualquer dependência
textual destas obras com a de Judas,
mais parece que os termos comuns utilizados eram freqüentes nas doxologias dos antigos pais da igreja devido aos
problemas existentes ser semelhantes.
A
primeira menção da epistola de Judas aparece no cânon Muratoriano (ca. De 190
d. C. ), que reflete a aceitação por parte da igreja romana. Embora sua menção seja
feita de tal forma que nem todos aceitavam sua canocidade. No cânon Menseniano
(350 d.C. ), um antigo catálogo de livros sacros egípcio, a epistola é omitida,
por tanto até cerca dos meados do séc. IV a epistola não estava garantida no
cânon daquela igreja. Somente no terceiro concilio de Catargo (397 d.C.), Judas
foi incluído nos escritos sagrados da igreja.
1. Tertuliano
(197 d.C.) aceitava a epistola, Ito significa que naquele tempo e naquele lugar
(norte da Africa) a questão do Canon ainda era fluida, visto que Judas usava no
vs. 14,15, citação do Livro de Enoque.
2. Clemente
de Alexandria (200 d. C) menciona Judas em suas obras. Também afirma que o
autor da epistola é Judas, o meio irmão do Senhor.
3. “Orígenes
(250 d.C.) reconhece as dúvidas sobre
epístola, assim como faz com II de Pedro, mas parece não dar muita
importância. Na sua versão latina de
Judas, ele dá o titulo de “apostolo” a Judas.
4. “Eusébio
(340 d.C.) a classifica como “falsa”,
devido a poucos pais da igreja a mencionar ou citarem-na pelo nome”. Todavia
o Comentário de Lange (que cita Champlin, 1983 p.325): “Eusébio o classifica como
antilegômena[ii],
e adiciona que embora muitos dos antigos não a tenham mencionado, era
publicamente usada pela maioria das igrejas”.
5. Jerônimo
(392 d.C.) inclui esta epistola na sua tradução da Vulgata, porém admitiu que
em “seus próprios dias” alguns a rejeitavam devido à citação do livro apócrifo
de Enoque.
6. Judas
e 2 Pedro
Champlim
afirma que “a dependência de II de Pedro
a esta epistola de Judas é algo universalmente reconhecido, embora alguns
poucos eruditos pensem que Judas é que depende de II de Pedro” (Champlim,
2002 p. 624). Resumidamente vejamos como Dr. Champlim trata o assunto:
Todos os
eruditos concordam que um autor se baseou no outro, mas os estudiosos não
concordam sobre quem se apoiou em quem. Lutero diz que a carta de Judas foi
‘forjada’, dando prioridade para 2 Pedro.
A maioria dos eruditos defende
que a epistola de Judas precedeu a de 2 Pedro. Outros tomam uma posição
mediana, postulando que ambas tem ‘origem comum’. Crendo também, que até os
evangelhos tem fontes e informativas comuns, tomadas por empréstimos, com
algumas modificações.
Champlin declara que “na antiguidade os
escritores não hesitavam em copiar de outros sem qualquer condenação segundo os
padrões do tempo. Pedro, um homem com
pouca instrução formal, provavelmente não teria hesitado em emprestar materiais
que ele considerava importante para sua composição”.
7. Quadro
comparativo entre 2 Pedro 2 e Judas
2
Pedro
|
Judas
|
No passado surgiram falsos profetas no meio do
povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão
secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os
resgatou, trazendo sobre si mesma repentina destruição. Muitos seguirão os
caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o
caminho da verdade.2 Pedro 2:1-2
|
Pois
certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se
dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de
nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor. Judas 1:4
|
Pois
Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os
em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo. 2 Pedro 2:4
|
E aos
anjos que não conservaram suas posições de autoridade, mas abandonaram sua própria morada, ele os
tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia.
Judas 1:6
|
contudo,
nem os anjos, embora sendo maiores em força e poder, fazem acusações
injuriosas contra aqueles seres na presença do Senhor. 2 Pedro 2:11
|
Contudo,
nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo acerca do
corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse:
"O Senhor o repreenda! Judas 1:9
|
Antes
de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e
seguindo suas próprias paixões. Eles dirão: "O que houve com a promessa
da sua vinda? Desde que os2 Pedro 3:3-4
|
Todavia,
amados, lembrem-se do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus
Cristo. Eles diziam a vocês: "Nos últimos tempos haverá zombadores que
seguirão os seus próprios desejos ímpios"Judas 01h17min-18
|
|
|
8. QUADRO COMPARATIVO DO JULGAMENTO DOS ÍMPIOS EM 2 Pe 2 e JUDAS
2 PEDRO 2
|
JUDAS
|
1-
|
Israel no deserto, v-5
|
2-Anjos caídos, v5
|
Anjos caídos, v9ss
|
3-O dilúvio, v5
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|
4-Cidade da planície (Ló), v6,7
|
Cidade da planície (sem a menção de
Ló), v7
|
5-
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Caim, v11
|
6-Balaão, v15, 16
|
Balaão, v11
|
7-
|
Coré, v11
|
Fonte:
Champlin, 1983. P 174
Considerando o fato que Judas tem
apenas 25 versículos, pode se dizer que quase toda epistola de Judas foi incorporado
em 2 Pe. 2.
9. MENSAGEM
Halley
faz a seguinte afirmação: “Parece que
Judas recebeu noticias de uma devastadora heresia surgida naquela igreja
que motivara a despachar ‘essa severa
advertência’ (v.3). Todavia, ele intencionava escrever-lhes mais generalizada
salvação”(Halley, 2011. 712-714).
“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a
diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e
exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos”. Judas 1:3
Jesus, como homem, ensinou-nos o
imperativo moral dos evangelhos. O gnosticismo fazia da imoralidade parte
oficial do seu sistema ético. A humanidade de Jesus vem contrariar toda forma
de imoralidade e promove uma infusão moral nos seus discípulos que são vistos
em Judas, que pro sua vez nos ensina a lição. Esta é a razão porque sua
epistola ser preservada pela igreja primitiva: alto padrão moral. Jesus, como
homem, foi o “Pioneiro do Caminho” e nos
mostra como um homem extremamente cheio pelo Espírito Santo, pode viver não
apenas vitoriosamente sobre o pecado, as como pode operar maravilhas, milagres e prodígios.
“Os falsos mestres gnósticos haviam
se infiltrado na igreja, transformando a
graça de Deus em licenciosidade ilimitada para fazerem tudo o que desejavam sem
temer o castigo de Deus. Em nada diferiam de Balaão, que, movido pelo lucro
fácil, levou os israelitas à desenfreada orgia. Foi para combater tais
heresias que Judas escreveu:
‘exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi
entregue aos santos’ (v.3)”(FTB. p. 164).
10. TENA:
Perseverança
na fé. Judas mostra logo de inicio seu propósito de escrever sua epistola ao
advertir os cristãos contra os falsos mestres e conclamando-os batalhar pela fé
que uma vez foi dada aos santos(v.3). os epítetos[iii] utilizados
para esses falsos mestres demonstram a mais dura investida contra os hereges no Primeiro
Testamento. Estes terríveis epítetos que
emprega dizem respeito a certos lideres da igreja:
ü Homens
ímpios (v.4);
ü Transformaram
a graça de Deus em libertinagem (v.4);
ü Estes
sonhadores contaminam o próprio corpo (v.8);
ü Como
animais irracionais se corrompem (v.10);
ü Entraram
pelo caminho de Cain. enganado pelo premio de Balaão, e pereceram na
contradição de Coré (v.11);
ü São
rochas submersa nas festa de fraternidade (v.12);
ü Pastores
que só cuidam de si mesmo (v.12);
ü Nuvem
sem água (v.12)
ü Arvores
de outono sem frutos (v.12)
ü Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte,
andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes,
admirando as pessoas por causa do interesse. (v.16);
Estes
falsos mestres já haviam infiltrados (v.4), mas também são mencionados surgindo
“nos últimos tempos”. Embora Judas não estava
descrevendo um tipo de pessoa que não existia na igreja na sua época,
mas haveria de aparecer no de correr do tempo. Corromperiam a igreja por dentro
e procurariam frustrar a obra redentora de Cristo.
11. ASSUNTOS POLÊMICOS DA EPÍSTOLA DE JUDAS
Os
anjos caídos (v.6).
2 Pe. 2.4: anjos caídos; e Ap. 12.9: derrota posterior.
Não
se trata de Gn.6.1-5, onde diz que os ‘filhos de Deus viram que as filhas dos
homens eram formosa a vista e pegaram para si mulheres’. Os filhos de Deus em Genesis não são anjos
caídos ou extra-terrestres. ‘Os filhos de Deus’ em Genesis são os
descendentes de Sete, a ‘as filhas dos homens’ são os descendentes de Caim.
Halley
sugere que “Provavelmente se trata de um evento mais remoto onde Satanás
comandou uma revolta contra Deus (Is.14.12-15) ocorrido antes de Adão.
Miguel
e o Diabo.
Halley
faz o seguinte comentário desta parte com alguns acréscimos meu: “Miguel[iv] é
mencionado em Dn. 10.13,21 e Ap. 12.7 como líder dos anjos, somente em
apocalipse é chamado de Arcanjo. Alguns sugerem que Miguel é o responsável
pela defesa e ataque, o anjo guerreiro; aquele que luta. Seu nome sugere ‘juízo’
de Deus.
O
sepultamento de Moises e mencionado em Deut. 34.5-7, mas a disputa angelical
não é mencionada naquela parte da Escritura.
Orígenes faz referencia a esta passagem como sendo do livro apócrifo
Assunção de Moisés escrito por volta do nascimento de Cristo. Sobreviveu
somente uma parte de livro e nele não consta a devida passagem. Josefo diz que
Deus escondeu o corpo de Moisés a fim de não fizerem dele um ídolo. É possível que Satanás quisesse o corpo de
Moisés para corromper Israel à
idolatria.
“O
emprego de Judas fez (desta historia do livro apócrifo) fez que o incidente parecer confirmar sua
historicidade. A passagem mostra (adverte sobre o perigo do) o pecado de
levantar acusações caluniosas contra os seres celestiais. (Halley, 2011. p 713).
O
profeta Enoque (v 14,15)
Enoque
é mencionado na Escritura em Gn 5.18-245, ali não há nenhuma menção sobre suas profecias. Esta
declaração de Judas foi extraída do apócrifo
Livro de Enoque que surgiu não antes de 100 a. C. e parece claro que
Judas a torna como mensagem genuína de
Enoque. Enoque contemporâneo de Adão, 300 anos depois profetizou a vinda de
Jesus para promover juízo sobre a raça pecadora.
12. Esboço
1-2
|
3
|
4-16
|
17-23
|
24,25
|
Saudações
Judas,
servo de Jesus cristo e irmão de Tiago, aos quer foram..
...chamados
...amados
...guardados
por
Jesus Cristo
|
Explanação de Propósito
Batalhem
diligentemente pela fé uma vez por todas entregue aos santos
|
Exposição dos falsos mestres.
Cuidado
com os falsos mestres ímpios que estão entre vocês, que:
·
Negam a Cristo
·
Ensinam heresias
·
Vivem de forma ímpia.
|
Exortação à maturidade.
Cresçam
na maturidade em Cristo, sendo obedientes à fé santíssima.
|
Encerramento
Benção:
“Àquele
que é poderoso para indedí-los de cair e...
apresentar-los...
Sem
mácula.
|
|
Estejam prontos para defender a fé.
|
Cuidado com os falsos mestres.
|
Edifiquem-se na fé
|
|
13.
FONTES BIBLIOGRÁFICAS
CHAMPLIN,
R.N. O novo testamento interpretado. São Paulo: Milenium. Vol.06, 1983.
FTB,
Curso de Teologia, panorama do novo
testamento, São Paulo: Ed. Betesda,
vol.2
KEENER,
Graig S. Comentário bíblico Atos Novo Testamento (Trad. José Gabriel
Said). Belo Horizonte. Ed.atos. 2004.
Manual
Bíblico de Halley, (trad. Godon Chown), Ed.
Revista e Ampliada, São Paulo: Ed. Vida. 2011
MOCK,
D.J. Panorama do novo testamento, Manual do curso. Atlanta: EUA. 2001
14. PESQUISA NA INTERNET
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antilegomena, em
01/06/2014;
http://www.bibliaonline.com.br/acf/gl/1,
em 01/06/2014;
http://www.dicio.com.br/pseudepigrafe/,
em 01/06/2014
http://www.significados.com.br/epiteto/.
em 01/06/2014
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_(arcanjo),
em 01/06/2014
15- REFERÊNCIAS
[ii] ntilegomena (em grego: αντιλεγομένα), são os escritos cristãos que são "disputados"
ou, literalmente, as obras em que há alguém que "falou contra". Este
grupo é distinto dos notha ("espúrios ou "rejeitados")
e se opõe aos "Homologoumena" ("escritos aceitos", como os Evangelhos canônicos).
[iii]
epíteto significa acrescido, posto
ao lado. É um termo de origem grega. Epíteto é uma expressão
que, associado ao substantivo, o qualifica como uma alcunha, um apelido
ornamentando o nome e o distinguindo.
[iv] m hebraico, Miguel significa "aquele que é similar a
Deus" (mi-"quem", ka-"como", El-"deus"), o que
é tradicionalmente interpretado como uma pergunta retórica: "Quem como Deus?" (em latim: Quis ut Deus?), para a qual se espera uma resposta negativa, e que implica
que "ninguém" é como Deus. Assim, Miguel é reinterpretado como um símbolo de humildade
perante Deus1 .
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