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A ESCRAVIDÃO NA BÍBLIA.

Este texto e parte integrante  de um artigo maior postado neste blog: A TEOLOGIA PRESENTE NOS DISCURSOS DA IGREJA CATÓLICA       NO FIN...

30/03/2020

TABERNÁCULO NE MOISÉS - INTRODUÇÃO AO TABERNÁCULO - LIÇÃO 01



TABERNÁCULO, SAÍDA DO EGITO

xtraído da revista O Tabernáculo no Deserto  
Autor: José Maria Vieira Rodrigues



LIÇÃO 01

INTRODUÇÃO AO TABERNÁCULO


Texto para memorizar
“Ali me encontrarei com eles” (Ex. 25:22)

Textos básicos
15 No dia em que foi armada a Tenda Sagrada veio uma nuvem e a cobriu. De noite a nuvem parecia fogo. 16 Era sempre assim: de dia a nuvem cobria a Tenda e de noite parecia fogo” (Nm. 9:15, 16).

“[...] e quando eles uniformemente tocavam as trombetas e cantavam para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao Senhor, e quando levantavam eles a voz com trombetas, e címbalos, e outros instrumentos músicos, para bendizerem ao Senhor, porque era bom, porque a sua benignidade durava para sempre, então, a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a Casa do Senhor; e não podia os sacerdotes ter-se em pé, para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor encheu a Casa de Deus” (2 Cr. 5:13, 14).
 “Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. 19 Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu” (Mt. 16:18, 19). 
  “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conforme a imagem de seu filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. (Rm. 8:29) 

Comentários

Introdução
         A ordem de Yahweh a Moisés para a construção do Tabernáculo do deserto está descrita no livro de Êxodo nos capítulos 25 aos 40. No alto do Monte Sinai o Senhor entregou à Moisés a “planta física” em uma visão; de como deveria ser a ‘Tenda Sagrada’. O Tabernáculo de Moisés é a figura do Antigo Testamento (AT) que possui mais de revelações a respeito de Deus em sua busca pelos pecadores. Os mistérios, revelações e ensinamentos contidos nessa belíssima construção enriquece nossa alma em busca de conhecer a Deus.
          Segundo Conner (p.23) existem duas formas de abordagem para o estudo do Tabernáculo de Moisés.
        
A primeira abordagem começa pela Porta (27:16), cruzando o Átrio (27:9-19) tendo em sua frente o Altar do Sacrifício (27:1-8) e a Pia de Bronze (30:17-21). Entrando pela cortina que dá acesso ao Lugar Santo (26:26-29 e tendo a esquerda o Candelabro (25:31-40) e à direita a Mesa da Presença (25:23-30) e logo à frente o Altar de Incenso (30:1-10).
Acessa-se o Lugar Santíssimo passando pelo Véu (26:31-35), chegando-se diante da Arca da Aliança (25:10-22). “Esta abordagem está relacionada com a jornada do homem até Deus”.
A segunda abordagem começa pela Arca da Aliança, que ficava no Lugar Santíssimo, passando pelo Lugar Santo e seguindo pelo Átrio até à Porta de entrada. “Esta abordagem está relacionada com a jornada de Deus até o homem, isto é, ‘o caminho da Graça”.  As duas abordagens estão presentes nas Escrituras, resumidas em João 3:16, 17. Essas abordagens resume toda a mensagem do Evangelho. Durante todo o estudo estaremos passando entre uma e outra forma de abordagem, porém vai predominar a primeira: a jornada do crente arrependido até Deus.
Nesta lição vamos analisar o Tabernáculo visto como a Casa de Deus e local de encontro e adoração do povo de Israel e seu paralelo no Novo Testamento (NT) como a Igreja do Senhor Jesus. Iniciaremos pelas razões para a construção do Tabernáculo, seguidos pelos nomes e títulos concedidos ao Tabernáculo e as possíveis representações e intenções de Deus para a construção e finalizamos com a ordem de construção e a forma como deveria ser levantado o Tabernáculo para Deus.

1)    As razões para a construção do Tabernáculo

         As razões divinas para a construção do Tabernáculo se encontram reveladas por toda a Escritura. No entanto, destacamos três ideias principais dos ensinamentos que nos proporciona o Tabernáculo, as quais serão tema desse estudo:
1)    A Casa de Deus, o lugar no qual Ele mora na terra e que corresponde hoje, a Igreja.
2)    A manifestação de Deus em Cristo, significando a revelação de Deus ao homem.
3)    O acesso ao Santuário, significando ‘o caminho’ que Deus abriu para que o homem aproxime Dele seguindo ‘o caminho do sangue’ pela fé.

2)    Os nomes e títulos concedidos ao Tabernáculo

Encontramos no Antigo Testamento (AT) diversos nomes e títulos concedidos ao Tabernáculo e cada um deles nos revela um aspecto particular da Verdade, assim como os diferentes nomes dados á Igreja no NT revelam os diversos aspectos da Igreja. O termo ‘Tabernáculo’ significa: habitação, morada (hebr. מִּשְׁכָּ֔ן – miškān – Ex. 25:9), mas também é denominado de:

a)    A Tenda do Testemunho

 [(hebr. הָעֵדֻ֑ת אֹ֖הֶל - lə’ōhel hā‘êḏuṯ) - Nm. 9.15; 17.7; 18.2]. Diz-se ‘tenda do testemunho’, porquanto, no Lugar Santíssimo se guardava a ‘Arca do Testemunho’ (Ex. 25:22) e no seu interior estavam depositadas as tábuas da Lei, o “Testemunho” de um Deus Santo e a Lei determinava seu padrão moral para o Israel redimido.

b)    O Santuário 

מִקְדָּ֑שׁ - miqdāš ou מקדשׂ miqq ̂edash – Ex. 25:8). Era chamado assim pelo fato de ser um lugar santificado ou um lugar santo.

c)     A Casa do Senhor 

(hebr. בֵּית יְהוָה - ‘bêth Yahweh’ - Ex. 34.26).  ‘(...) do Senhor’; pois na Sua casa ele deve ser o Senhor. Serviu de morada provisória até que viesse a morada perfeita, o Senhor Jesus. Nele Deus se tabernáculou e transmitiu a mensagem de salvação.

d)    A Tenda do Encontro

 (hebr. מוֹעֵ֑ד אֹ֣הֶל - ’ōhel mōw‘êḏ - Ex. 40:34, 35). “Tenda de reunião” ou Tenda da congregação. Este nome surge antes da completa construção do Tabernáculo, após Moises descer do monte e ter seu rosto resplandecido. Provisoriamente Moises se encontrava com Deus em uma tenda semelhante as demais existentes que os israelitas moravam no deserto (Ex. 34:34, 35J), levantado o Tabernáculo passou a ser o Lugar de Encontro, junto à porta. Os israelitas nos dias de festas e nas ‘santas convocações’ se reuniam ali para adorar a Deus; assim os filhos de Israel se reuniam no lugar marcado por Deus. O Tabernáculo era a casa de YAHWEH e posteriormente o Templo em Jerusalém edificado por Salomão, por volta de 940 a.C. (II Cr. 5:13, 14) destruído em 586 A.C. pelos babilônicos devido à apostasia de Judá.

3)  As possíveis representações e intenções para a construção do Tabernáculo 

Destacamos algumas das possíveis representações e intensões de Deus para construção do Tabernáculo e sua aplicação para os dias de hoje.

3.1        O Tabernáculo representa

a. Morada, habitação: Deus ‘habitou’ ali por determinado tempo. “... façam uma tenda” (Ex. 26:8). No NT Deus habitou em Jesus e atualmente habita na Igreja, os salvos, e no crente.
b. Local de encontro com o povo e revelação de sua vontade. Ele mesmo iria tornar aquele Lugar Santo.E ali virei aos filhos de Israel para que por minha glória sejam santificados. E santificarei a tenda da congregação e o altar; também santificarei!” (Ex. 29:43, 44). Em Jesus Deus se comunicou com os homens ouvindo-os e atendendo-os diariamente.
c.  Desejo de Deus de ter um povo para si que O servisse e fossem testemunhas para as nações. Sua presença ali significava que aquele povo pertencia a Ele: E porei o meu Tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará”. E andarei no meio de vós e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo (Lv. 26:11-12). Em Jesus se cumpriu esta realidade que permanece.
d. Mensagem profética que se revelaria no tempo certo (‘plenitude dos tempos’) para ensinar os judeus e os cristãos a respeito do Messias (Cristo), do compromisso de Deus com a Igreja e as relações humanas no Corpo de Cristo.

3.2    As razões possíveis podem ser

a). Como revelação progressiva
A revelação de Deus ao homem é progressiva. Deus começou se revelando a Abraão e seus descendentes, os filhos de Jacó (Israel).  Deus se revelou a Moisés na sarça. Para Estevão (At. 7) foi o Anjo do Senhor que libertou os filhos de Israel da escravidão do Egito, depois deles clamarem por socorro (Ex. 3). Deste povo libertado da escravidão e redimido pelo sangue do cordeiro da Páscoa, levou ao deserto e estabeleceu com eles um concerto. O Senhor revelaria seu nome e se tornaria conhecido deles. Mostraria sua mão; estaria com eles e os levaria à terra prometida (Ex. 6:2-9). No deserto a revelação continuou durante quarenta anos: “Era sempre assim: de dia a nuvem cobria a Tenda e de noite parecia fogo” (Nm. 9:16).

b) Como forma educativa
Aquela edificação foi uma forma de educação concreta e palpável, porém enigmática usada por Deus para algo que se revelaria no futuro. Os objetos metais, cores, pessoas e ritos ensinavam sobre um projeto mais excelente que haveria de se revelar.  O Tabernáculo era parte integrante da Antiga Aliança, mas viria uma Nova Aliança selada, não por sangue de bode e de cordeiro, mas pelo sangue de Cristo (Jr. 32:40; Hb. 8:6).

 c) Como representação da Igreja de Cristo
a Igreja do Senhor era um segredo escondido que haveria de se revelar. A Igreja é um povo chamado pela pregação do Evangelho (Lei) cuja mensagem é a obra vicária de Cristo em favor do homem e Sua presença pelo Espirito Santo habitando na pessoa, na igreja local e universal.
A ressurreição de Cristo (a vara de Arão que floresceu) possibilitou abrir o caminho para podermos entrar diante do Pai e apresentar o Seu sangue remidor sobre o Trono da Graça. Como alimento diário na comunhão com Ele (Maná) em quem temos saúde espiritual. Suas Leis delimitam as ações humanas para servi-lo. Jesus Cristo habita no meio da Igreja (Mt. 28:20; I Co 3:9b). Logo, se constitui como Igreja do Senhor: “[...] sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. (Mt. 16:16b).

d) Como posição especial do crente no mundo
 Aqueles que habitavam em tendas eram chamados de peregrinos. A igreja também é composta de ‘estrangeiros e peregrinos’ neste mundo. Assim como Abraão que não tinha cidade permanente, mas olhando para “a cidade que tem alicerce, cujo arquiteto e edificador é Deus” (Hb 11.10).  A Igreja é composta por um povo especial que foi redimido pelo Sangue de Cristo (cordeiro da Páscoa, Ex. 12.1-27) e libertados do Mundo (Egito) e do poder do pecado pela passagem nas águas do batismo (Mar Vermelho). Inclusive, é no batismo que o homem arrependido e confesso expressa de forma exterior a realidade existente no seu interior, isto é, que ele morreu em Cristo e ressuscitou para uma nova vida (Rm. 6:4-6).

4)               e) Do projeto à construção tudo deveria ser conforme o modelo
         No alto do Monte Sinai o Senhor revelou á Moises o projeto do Tabernáculo e lhe ordenou era necessário ter cuidado de ‘fazer a obra’ conforme o modelo entregue por Deus. Isso significa que o profeta Moisés e os artesões não deveriam acrescentar nada seu na obra e nem alterar o modelo original. Aliás, a ordem divina (‘fazer conforme... ’) percorre toda a Escritura e a desobediência foi a razão pela qual Israel caiu diante dos Assírios e os Judeus diante dos Babilônicos.  Deus alertou Josué quanto à obediência à Lei: “Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a Lei que meu servo Moisés te ordenou” (Josué 1:7). Se Josué fizesse isso seria bem sucedido.  Da mesma foma hoje o Espirito Santo revelou o modelo da mensagem a ser pregada e o formato da Igreja que estão revelados no Novo Testamento. A mensagem a divulgar é o Evangelho (Mt. 28:19, 20) o modelo e a forma a ser seguido é seu Filho Jesus (Rm. 8:29).

5)                Considerações finais
         Tudo que o Senhor realizou e realiza tem um propósito seja para revelar verdades ou para educação de seus filhos.  Desta forma, o Tabernáculo no deserto obedecia a estes principios bíblicos de ‘revelar e de ensinar’.  Por meio de estudos do Tabernáculo, pela linguagem dos símbolos e tipos, somos ensinados qual seja a perfeita e agradável vontade de Deus: a de servir de ‘morada’ para o Senhor habitar aqui na terra, ser seu povo escolhido, assim servir a um propósito eterno, fazendo conforme o modelo.

Questionário.
1)Cite dois nomes dados ao Tabernáculo.
2)O Tabernáculo representa alguma coisa. Cite uma.
3)Cite um das intenções de Deus em fazer o tabetnáculo.
4)Como deve ser feito a obra de Deus?


Extraído da revista O Tabernáculo no Deserto  
Autor: José Maria Vieira Rodrigues


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