COMPARTILHAR

DESTAQUE

A ESCRAVIDÃO NA BÍBLIA.

Este texto e parte integrante  de um artigo maior postado neste blog: A TEOLOGIA PRESENTE NOS DISCURSOS DA IGREJA CATÓLICA       NO FIN...

26/11/2018

A ORIGEM DO NOME: LÚCIFER.



ESTUDO DE PALAVRAS DA BÍBLIA.

As palavras 'diabo, satanás e lúcifer referindo-se ao "coisa ruim" se escreve com inicial 'Maiúscula ou minúscula'?


Resultado de imagem para A TENTAÇÃO DE JESUS  Em Mateus 4: 4 e 10 aparecem as palavras Jesus (Iêsous), diabo (diabolos) e Satanás (Satanã), assim como escrevi. diabo com 'd', porque é um substantivo concreto. Já Jesus e Satanás são substantivos próprios. Já a palavra Lúcifer vem do latim (lux= luz + ferre= trazer) trazer luz ou produzir luz, comumente erroneamente traduzido por 'anjo de luz' . São Jeronimo ao traduzir a Bíblia do grego para o latim usou essa palavra para traduzir 'hêlêl' ( הֵילֵ֣ל - um brilhante) de "brilhante filho da alva" em Isaías 14:12 e 'estrela da manhã' em 2 Pedro 1:19; cuja palavra é 'fosforos (φωσφόρος - que trás a luz) no latim:lucifer. Aqui está correto para o latim; mas sendo que nenhuma dessas passagens se refere 'literalmente' a Satanás. A primeira é uma interpretação do texto que 'supõe' estar falando de Lucifer e a segunda se refere em receber a palavra profética no coração como aquilo que traz luz ao interior do homem.

Se convencionou, portanto, chamá-lo de Lucifer por tradição católica. Sendo assim, não consta esse nome como substantivo próprio nos originais. 






Nenhum comentário: