COMPARTILHAR

DESTAQUE

A ESCRAVIDÃO NA BÍBLIA.

Este texto e parte integrante  de um artigo maior postado neste blog: A TEOLOGIA PRESENTE NOS DISCURSOS DA IGREJA CATÓLICA       NO FIN...

05/12/2020

RELIGIÕES, SEITAS E HERESIAS: O QUE ELAS PENSAM A RESPEITO DE JESUS CRISTO?

RELIGIÃO,  SEITAS E  HERESIAS:

1a PARTE

 O QUE ELAS PENSAM A RESPEITO DE JESUS CRISTO?

      Alguns  anos atrás  fiz um curso de preparação para pastores e lideres   á distância no qual  uma das matérias foi  Religião, Seita e Heresias.  O autor apresenta (Denis J. Moock)  apresenta uma forma bastante interessante do assunto, principalmente com relação em como abordar uma pessoa  adepta de  "outras" crenças. ou sej, crenças de linha de pensamento diferente da Bíblia. Isto inclui, até mesmo as ditas cristã: Católica, protestantes, tradicionais e históricas. O autor pergunta: O que eles pensar sobre a verdade em Jesus Cristo? Assim o que cada crença pensa ser Jesus Cristo é o fator determinante para identificar seuma religião ou seita está fora dos ensinos bíblicos e se possue ensinos heréticos. 
Com o tempo passei a lecionar e a utilizar este matérial  em minhas aaulas. de teologia. Na verdade, o que veremos são slides da  aula com comentários após  cada um deles. 

     É claro que se trata de um estudo bastante simplificado cujo objetivo é estudar as principais  crenças religiosas existente no mudo e aquilo que elas pensam a respeito de Jesus Cristo.

  Portanto, este estudo é endereçado àqueles que desejam saber mais a respeito sobre as diferentes crenças religiosas e conseguir fazer uma abordagem evangelista aos seus adeptos enteressados em Jesus CrIsto.  Porque, segundo o Novo Testamento (NT) o  fundamental para a salvação da alma é se arrepender dos pecados e crer em Jesus Cristo e em  Sua obra salvífica oferecida por Deus. 
    Este estudo analisa as crenças de cada religião com base bíblica protestante/pentecostal  com  o objetivo de informar ao evangelista suas crenças e assim  saber pregar para cada pessoa dessas religiões ou seitas a verdade exposta no Evangelho de Jesus Cristo. Sem ofendê-los ou menosprezá-lo, repeitando sua  forma de pensar sem ferí-los por pensar diferente. Cada religião ou seita tem suas crenças e para tanto uma forma de abordagem evangelística.  
        

Comentário:  É fundamental considerarmos as Escrituras Sagradas (Bíblia) como  a base para o conhecimento de Deus e sua vontade.  Elas revelam o plano divino de salvação para homem pela fé em Jesus Cristo.  Na Bíblia está revelado quem é Jesus Cristo, a saber: o Filho de Deus, o Messias/Cristo que os Judeus aguardam, uma das três Pessoas do Deus Triúno, isto  é, a o próprio Deus em carne.

    Tendo esse pressuposto teológico como base, é importante analisar os que as diferentes crenças religiosas pensam a respeito do Filho de Deus. Ou seja,  este é um fator determinante

Comentário:  Para Jesus éra importante saber  o que as pessoas pensavam a respeito dele e muito mais  o quê seus discipulos pensavam. A multidão via Jesus como um "grande profeta" enviado por Deus, como a maioria das religiões hoje. mas seus discipulos deveriam saber a Verdadde a respeito Dele. 

“E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” (Mateus 16:13-ACF).

    As pessoas diziam, principalmente, que Jesus era um profeta nos moldes antigos, assim  acontece até hoje em muitas religiões. Jesus é apenas um profeta. Mas... Jesus estava mais interessado no que  seus discípulos diziam.  E somente  aos seus discípulos foi revelado a Verdade a respeito de quem Ele era.  Isto significa que um relacionamento superficial com Deus não proporciona conhecimento verdadeiro. Muitas pessoas que se dizem "seguir uma  religião" ou que se denominar se de "tal religião", não sabe nada a respeito da sua crença. Estão enganando a si mesmo ou procuranto apenas um "messias" para salvá-las dos apuros da vida. 


COMENTÁRIO: 

"E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna". 1 João 5:20.

a vinda de Cristo trouxe o conhecimento, a revelação de quem é o Verdadeiro Deus e qual foi a sua misão: "...buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19:10)


Comentário: portanto, qualquer ato que se faça: com palavras (oração, frase preparada, pronta, repetida), com gestos e ações (oferenda, altar, ramos na orelha, agua benzida, etc.), com um objetivo ou direcionado a uma entidade/espirito ou pessoa já morta (Buda, S. Pedro, Maria, etc) se configura como sendo ato religioso. 
Rligião é ato de adoração e serviço a alguém (viva  ou morta), material ou imaginária. Geralmente esse "alguém" é possuidor um poderes sobrenaturais ou com grandes privilêncios que poderão ser usados em favor daquele que acredita.  


Comentário: Esse Tiago éra irmão de Jesus, não estava entre os discípulos, mas se tornou 1o Bispo de Jesalem até o ano 62 DC. Era conhecido como "joelho de camelo", devido aos longos períos que pasava orando no Templo, após sua conversão seus cabelos nunca viram navalha. Portanto, ser religioso para ele tinha um sentido profundo, mas nao nos moldes atuais, por que para  ele não baste de fé é preciso que essa fé seja  traduzida  em obraa.  Mas nao pense que somente se trate de obras que as religioes convenciona como obras, do tipo: "freqiemtar os templos e cultos, dar o dízimos e ofertas, orar e  Jejuar, porque tudo isso Tiago fazia demais. Mas uma religião comprometida com a necessidade do outro (orfãos e viúvas) e que se afasta da corrupção do mundo.  
Outro engano das religiões é elas se tornaram cerimôniais, cultistas e templocentricas. Há casos de uma verdadeira busca de Deus, mas tambem só fica nisso, pode ser que Deus não esteja nos templos mais, mas nas favelas. 




COMENTÁRIO: Veja que Guyau, fala de um limitador: o próprio homem. Na verdade ele está falando do fim da religião colocando o homem como a causa disso. Berge, já coloca o homem como vitima da sociedade, influenciado por ela e sua busca excessiva pelo sobrenatural.  Ele afirma que a religiao faz bem para sociedade asim como o radiador do carro que mantem a temperatura ideal para o bom funcionamento do motor (essa idéia o radiador é minha ele nbao fala isso no seu livro).  Assim do pondo de vista da sociologia, a religiao é fruto da  sociedade, a qual pode alimená-la para a continuidade dela ou acabar com ela.  E politicamente falando, nos sabemos que isso pode acontecer.

Comentário: A filosofia vê a religão com base nas necessidades dos homens. Esse homem, é claro, potencialmente mais fraco prcisa de uma  divindade para socorrê-lo. Necessidades físicas, psiquicas e sentimentais. Entenda por necessidade "como um estado interno de insastifação causado pela falta de qualquer coisa necessária para o bem estar". Portanto, segundo a filosofia a carência humana deu origem a religião e a alimenta pra sua  continuidade. 





Comentário: No inicio da era cristã, os primeiros seguidores de Cristo era visto como um "seita" que se separou do judaísmo.  Eram conhecidos como "seita dos nazareno" pelos judeus depois foram chamados de "cristãos" e  o apostolo Paulo se auto denominava como  sento "O caminho".  Conforme vimos  para o cristão uma seita se caracteriaz por "adotar e divulgar suas próprias ideias religiosas ou de outrem". Logo outra religião, o Islãmino, por exemplo, vê o cristianismo como seita. 

Continua na 2a parte....