COMPARTILHAR

DESTAQUE

A ESCRAVIDÃO NA BÍBLIA.

Este texto e parte integrante  de um artigo maior postado neste blog: A TEOLOGIA PRESENTE NOS DISCURSOS DA IGREJA CATÓLICA       NO FIN...

24/09/2012

SALVAÇÃO

Introdução
A salvação é a maior benção que uma pessoa pode receber nesta vida e a maior experiência espiritual que você pode viver.
A salvação é o principal tema da bíblia e um assunto muitíssimo interessante.
O objetivo desse artigo será tirar algumas duvidas sobre a salvação e mostrar a você que se tivermos certeza da nossa salvação poderemos evangelizar com mais ousadia.

Pondo de contato
Se Jesus voltasse hoje ou se você morresse hoje, você seria salvo? Para onde você irá? Para o Céu ou para o Inferno?
Muitos cristãos não têm certeza da salvação. Mas afinal, você é salvo? Se você tem certeza da sua salvação, no que está baseada a sua salvação? O que é que diz que você é salvo.
Como crente você pode ter certeza da sua salvação. A bíblia oferece esses recursos. O livro de Deus, nos diz quem pode nos salvar, como fomos salvos, como devemos fazer obter a salvação da nossa alma e como ter uma vida abundante.

Textos bíblicos:1 Jo. 5:11-13; Atos 3:19; Lc 15:11-32.

1) Os dois filhos que o Senhor tem!Nesta parábola há dois filhos: aquele que pegou sua herança, iremos chamá-lo de “filho longe”; aquele que ficou com o pai, vamos chamá-lo de “filho perto

  • O filho longe, pegou sua herança e foi pelo mundo e desperdiçou tudo da pior maneira.

  • O filho perto, ficou com o pai e foi um filho quase exemplar se não fosse por um motivo, que veremos a seguir.

Pense por um momento. O que os dois filho tinha em comum? Você diria, o mesmo pai, moravam na mesma casa, todos eram ricos, etc...mas na verdade nenhum deles não sabia o pai que tinha.O filho longe pensou que o pai iria recebe-lo como um empregado. O filho perto esteve sempre com o pai, mas não soube aproveitar o que o pai tinha.
Você pode ser qualquer um deles, pode estar dentro da igreja evangélica ou praticar qualquer tipo de religião, mas não sabe que o Pai tem muito pra dar à você.

Em Apocalipse 3:20 encontramos o Senhor Jesus fazendo um convite aos crentes que não tinham comunhão com o Senhor...”eis que estou a porta e bato”,(i.e. Ele estava do lado de fora) . “eu entrarei e cearei com ele e ele comigo”, isto significa que o Senhor quer que você receba o melhor Dele.


A primeira decisão mais importante de sua vida.Quando você recebe Jesus em sua vida(Jo 1:12) você se torna um filho de Deus e como filho de Deus você deve confiar na obra realizada no calvário e não naquilo que você fez ou faz de bom, Col. 1:13,14; Ef.2.1-10.

2) Porque é necessário ser Salvo?É muito comum ouvir pessoas dizerem: “ Mas todos nós somos filhos de Deus!.”

A bíblia diz que todos nós somos criatura de Deus (Jo. 1:3-4), mas só aqele que cêem em Cristo como Salvador são filhos de Deus (Jo. 1.12).

O ser humano é: Pecador - Salmos 51:3-5; Rom. 3:23.
Perdido – Lc. 18:10.
Um doente espiritual – Is. 1:5,6; Lc. 5:31,32.
Culpado – Atos 17:30.
Impuro – Salmos 40:2; 51.2.
Separado de Deus – Is.53:6; 59:2.


3) Arrependimento e conversãoO arrependimento e a conversão são as atitudes necessárias para entrar no Reino de Deus
Arrepender-se, significa, primeiro: entristecer-se por causa do estilo de vida errado que a pessoa vive e que deseja mudar esse modo de vida. Arrepender-se, significa também, mudar de direção: o sentido que você dá à sua vida.
Arrependimento é algo urgente, pois o “Reino de Deus está entre nós”(Lc. 17:21).
O passo que se segue ao arrependimento é o da conversão, que foi produzido pelo arrependimento. Converter-se não é simplesmente mudar de religião ou virar crente. Colocar uma bíblia debaixo do braço, vestir um terninho e ir todo dia à igreja à noite. Dar alguns glória e aleluia.

a. As fases da conversão1) Vivificação, que vem pelo arrependimento; e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, (Ef.2:5 RC)
2) Ressurreição . trata-se da vida que recebeu. Essa nova vida se caracteriza por viver agora na direção de Deus e não pelos seus pensamentos e vontade. O novo convertido deixa o egoísmo e passa a viver naquilo que Deus quer. Confia na graça e não na sua justiça. “Pois antigamente nós mesmos não tínhamos juízo e éramos rebeldes e maus. Éramos escravos das paixões e dos prazeres de todo tipo e passávamos a nossa vida no meio da malícia e da inveja. Os outros tinham ódio de nós, e nós tínhamos ódio deles. Porém, quando Deus, o nosso Salvador, mostrou a sua bondade e o seu amor por todos, ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida. Deus derramou com generosidade o seu Espírito Santo sobre nós, por meio de Jesus Cristo, o nosso Salvador. E fez isso para que, pela sua graça, nós sejamos aceitos por Deus e recebamos a vida eterna que esperamos.(Tito 3:3-7NTLH)”.
3) Novo nascimento, trata-se de viver em novidade de vida, onde “as coisas velhas já passaram”(2 Co.5:17) despojando de tudo que era da outra vida(Col.3:8-10) , ou seja “viver assentado nos lugares celestiais(Ef.2:6)” .

b. Salvos do quê?
1). Da punição do pecado; 2). Do poder do pecado.
Pecado é não saber o que fazer da sua vida. Deus tinha um propósito em criar o homem. O homem foi criado para conhecê-Lo, adorá-Lo e serví-Lo. Qualquer coisa que não te leve a conhecer, a adorar e a servir a Deus , é pecado.

c. Conseqüência do pecadoO pecado que entrou no mundo e no homem por ocasião da queda de Adão trouxe separação e morte espiritual , o homem se tornam infrutífero para Deus.
a) A queda e suas conseqüências: Gn.3:1-7, Rom.3:10-18,23; Rom.5:12, Rm.8:1
b)- A separação de Deus e a graça: Is. 59:2; Rm.3:23; Ef.2:1-12
c) A morte espiritual originária de uma vida longe de Deus, infrutífera para Deus e sem a direção do Senhor. Ef.2:1. 4,5 Jo.10:10; Jo.15:8.

4) Os aspectos da salvação1. Como se deu a salvação?Quando o Senhor Jesus foi crucificado, Ele não apenas morreu na cruz pelos pecadores, mas também morreu com os pecadores sobre a cruz.

A. A morte substitutiva, livrou o homem da punição do pecado.Quando o Senhor Jesus morreu na cruz pelos pecadores, Ele libertou o homem da punição do pecado: o eterno fogo do inferno (Gn.3:1-7, Rom.3:10-18,23; Rom.5:12, Rm.8:1
b)- A separação de Deus e a graça: Is. 59:2; Rm.3:23; Ef.2:1-12
c) A morte espiritual originária de uma vida longe de Deus, infrutífera para Deus e sem a direção do Senhor. Ef.2:1.4,5 JO.10:10; JO.15:8.
Jesus nos substituiu na cruz, pois éramos nós que deveríamos morrer, mas Ele, um inocente, morreu pelos pecadores.

B. A morte participativa, libertou o homem do poder do pecado.Quando morreu com os pecadores na cruz, Ele libertou o homem do poder do pecado: o velho homem morreu com Ele na cruz; já não é mais escravo do pecado. (2 Co. 5:14)
A Palavra nunca diz que o velho homem deve ser lavado. O sangue de Cristo lava nossos pecados, não o velho homem. Desta maneira quando Jesus foi à cruz, fomos com Ele, quando Ele foi crucificado fomos com Ele. Logo fomos crucificados com Cristo(Gl. 2:20)


2. Cruificação do velho homem.A crucificação do velho homem não é exercitada pela própria força no dia a dia. O velho homem é crucificado juntamente com o Senhor Jesus.
Não morremos por nos mesmos; pelo contrario, morremos junto com o Senhor.
ü “FOMOS BATIZADOS na sua morte” (Rm.6:3);
ü “fomos unidos com ele na semelhança da sua morte”(Rm. 6:5);
ü “já morremos com Cristo”(Rm.6:8);
ü “foi crucificado com Ele nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos”(Rm.6:6)
ü ‘assim também vós considerai-vos mortos para o pecado(Rm.6).

3. Como sei que sou salvo?(At. 16:30,31 Rom. 10:9)
1) Certeza que vem da Palavra de Deus: Jo.3:36; Jo.3:18; Jo.5:24; I Jo.5:11
Crer, significa confiar, esperar, ter fidelidade, apoiar sua vida sobre Ele.
A sua salvação consiste no fato de você crer em Jesus e naquilo que Ele fez por você na cruz. Em Jo.8:24, Jesus disse que aquele que não crer Nele “morrera em seus pecados” ou seja não terá seus pecados perdoado e tão pouco seu velho crucificado.
2) Certeza que vem do testemunho do Espírito Santo ( Rom. 8:16);
3) Certeza que vem quando amo o meu irmão, fazendo, assim à vontade do nhor (1Jo.3:12);
4) certeza que vem por não viver na prática do pecado(1 Jo.3:9, i.e. “não peca bitualmente”)
5) Certeza que vem por guardar os mandamentos. I JO.2:3-5

4. Os beneficios da salvação.(Rm.8:17, Lc.15:11-32)
O texto diz que somos:
herdeiros de Deus. Mas muitos estão pegando as suas parte na herança e gastando por aí. Por quê? Porque não conhece o Pai que tem.
Temos um Pai maravilhoso.
· No texto de Lucas o “filho longe” desperdiçou a herança que recebeu do Pai e o “filho perto” não aproveitou a herança que tinha. ‘Os dois não sabiam o pai que tinha “.
Segurança para testemunhar(Rm.10:10).

5. Por que temos que ter certeza da salvação?Porque Deus gosta disso, Heb.10:19
Para conduzir outros a Cristo At.13:38,39
Para adquirir confiança em Deus, Rom 8:38
Para saber que fomos separados, 2 Co.1:21
Confiança em falar com Deus, 1 Jo.4:13; 1 Jo.5:14.

6. A segunda decisão mais importante da sua vida.O batismo nas águas é a confirmação exterior de uma realidade interior da vida do crente.
Marcos 16:16 diz: “QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVA, MAS QUEM NÃO CRER JÁ ESTÁ CONDENADO” Veja também: Atos 2:38; Atos 8:13,36; Atos 9:18; Atos 16:33

ConclusãoA salvação nos ajuda a compreender o plano de reconciliação(2 Co. 5:18,19; Rom.3:10,11,23)
A salvação é demonstração do grande amor de DEUS em favor da humanidade condenada. Oferecida a todos sem exceção. Em Cristo todos podem ser libertos do pecado, tornando Filhos de Deus(JO 1:12).
A salvação custou um alto preço: o sangue de JESUS (JO.1:29)/
A salvação não depende de qualquer mérito humano e de boas obras(Ef.2:8,9).